terça-feira, 12 de setembro de 2017

Decisões da assembleia municipal de Barrancos de 11 de setembro de 2017

A assembleia municipal de Barrancos, reunida ontem à noite no Salão Nobre dos Paços do Município, entre as 21h34 e as 22h10, com a presença de 13 dos seus 16 membros*, resolveu:
1 - Aprovar, por unanimidade, a ata da reunião da AMB de 20/06/2017
2 - Tomar conhecimento da informação nº 30/2017/UAF/STL, de 17/8, sobre a “relação de compromissos plurianuais”.
3 – Tomar conhecimento do expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos complementares
4 – Apreciar a informação escrita do presidente da CMB, complementada com informação verbal complementar, bem como da análise da situação financeira do Município
5 – Aprovar, por unanimidade, da taxa IMI prédios urbanos para 2018
6 – Aprovar, por maioria, com uma abstenção de um membro do PS, a proposta de prorrogação do prazo de vigência do contrato-programa celebrado entre a CMB e o Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, até 31/12/2017
.
NOTAS: 
1 - Na reunião, onde não faltou a divergência política, normal e natural em democracia, como foi referido várias vezes, houve momentos de elevação humanista, que muito dignificou o órgão político, AM, mas em especial aqueles que o apresentaram e/ou partilharam: o atual presidente da AM, Emílio Domingues (CDU), e o atual líder da oposição, Nelson Berjano (PS). Hoje foi reconhecido e agradecido o trabalho dos serviços municipais, na pessoa dos seus quatro dirigentes ali presentes (chefes da UASC, Jacinto Saramago, da UAF, Lurdes Agulhas, da UOSU, Helder Cortez e do SMPC, Carlos Pica). Também hoje, soube-se reconhecer a forma e a postura como o presidente da CMB, António Tereno, que se encontra a terminar mandato, desempenhou e dignificou o cargo/função, a "quem desejam as maiores felicidades pessoais", porque a "história não se apaga".
2 - O Presidente da CMB, António Tereno, depois de agradecer, emocionado, lamentou ter de dar a  informação segundo a qual, tinha "apresentado queixa crime contra os autores de um cartaz cujo conteúdo ofende a Honra, a Dignidade e a Integridade do Povo de Barrancos, do seu Património e da sua História".
3 - Por último, o  presidente da CMB, aproveitando a presença do dirigente do SMPC (e comandante dos BVB), Carlos Pica, solicitou-lhe, que "transmitisse a todos os bombeiros portugueses, em especial aos bombeiros da corporação de Barrancos, uma saudação especial pelo esforço e pela dedicação à causa, num ano de extrema gravidade para o País em matéria de incêndios, que ainda perduram".
4 - Para além dos membros da CMB, à exceção de um vereador (PS), por motivo de doença, estiveram presentes os quatro dirigentes municipais. 
5 - Não houve público. 
(* faltaram, por motivos justificados, dois membros da CDU e um do PS) 
Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos
(Foto: Arquivo eB)

2 comentários:

Anónimo disse...

é pena o site institucional do município estar tão desactualizado, inclusive o trabalho desenvolvido nas assembleias gerais, com falta das atas das sessões e afins

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo/a
Não é verdade.
O sitio institucional do Município está atualizado, pelo menos na parte relativa às atas dos seus órgaos - Câmara Munciipal (CM) e Assembleia Municipal. A título de curiosidade, recordo que qualquer a ata (seja da CM ou da AM, e não assembleia geral, como por lapso refere) só pode ser publicada depois de aprovada, pelo respetivo órgão. Aprovação que só ocorre na reunião seguinte, o que no caso da AM, demora 2 a 3 meses, porque as suas sessões são em fevereiro, abril, junho, setembro e novembro ou dezembro.

Espero que tenha sido útil esta informação.

cpts