sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Alunos de Barrancos começaram as aulas (ano letivo 2017/2018)

O Agrupamento de Escolas de Barrancos abriu as portas esta quarta-feira, dia 13, para dar as boas-vindas aos alunos na abertura do ano letivo 2017/2018.
De acordo com a agenda distribuída, as crianças da educação pré-escolar foram as primeiras a ser recebidas no jardim-de-infância, onde se encontravam as educadoras e auxiliares. Já nas salas de atividades, depois da receção às crianças, foi realizada a primeira reunião com a participação da coordenadora do jardim-de-infância, Arlete Caldeira, as educadoras de sala, Natércia e Licínia, e os representantes do serviço municipal de educação (UASC), Jacinto Saramago e Elsa Rodrigues. No caso das componentes de apoio à família, promovidos pelo Município em parceria com o agrupamento, foram os pais relembrados que têm à sua disposição três serviços: a possibilidade de entrar mais cedo no jardim-de-infância (entre as 8h30-9h00), o apoio durante as refeições escolares e no período do descanso para almoço (12h30-14h00) e o prolongamento do horário (15h30-17h30/18h00).
A meio da manhã, 11 horas, foi a vez do acolhimento dos alunos do 1º ciclo, no qual participaram o diretor e a adjunta do diretor, Bento Caldeira e Cláudia Costa, a vice-presidente da Câmara de Barrancos, Isabel Sabino, e o chefe da UASC, Jacinto Saramago. Nas conversas de boas-vindas, nas diferentes salas de aula, o diretor do agrupamento e a vice-presidente da CMB felicitarem alunos e pais e encarregados de educação presentes. O diretor do agrupamento, depois de dar conta das melhorias verificadas ao nível das instalações - pintura geral, novas caixilharias de janelas, com vidros duplos, e novas persianas, que garantem maior conforto -  explicou que este ano os manuais escolares, oferecidos pelo ministério da educação ao 1º ciclo, deverão ser devolvidos no final do ano letivo, seguindo o princípio da reutilização.  No seguimento da conversa, a vice-presidente da CMB, informou que o mesmo não acontece em relação aos cadernos de atividades, oferecidos pelo Município.
De tarde, a partir das 14 horas, começou a receção aos alunos do 2º e 3º ciclos (5º a 9º anos de escolaridade), também com a presença da direção do agrupamento,  da vice-presidente da CMB  e do chefe do serviço municipal de educação. Par além do destaque positivo da presença de muitas encarregadas de educação, e também de vários encarregados de educação, salientou-se que o Município de Barrancos ofereceu este ano os manuais escolares aos alunos dos 2º e 3º ciclos do agrupamento. A vice-presidente da CMB, Isabel Sabino, explicou que o "programa municipal de oferta de manuais escolares, adotado em Barrancos desde há vários anos, para o 1º ciclo, foi este ano letivo alargado ao 2º e 3 ciclos, constituindo uma medida de apoio às famílias e de incentivo à educação". O diretor do agrupamento, Bento Caldeira, depois de agradecer à vice-presidente o apoio disponibilizado pela CMB, recordou que estas medidas de apoio às famílias, como a oferta de manuais escolares, deveriam ter carácter universal, ou seja, generalizada para todos os alunos do Pais e não só para aqueles territórios onde os seus municípios adotam estas políticas sociais.
momentos da receção aos alunos no Agrupamento de Escolas de Barrancos
Manual escolar e a caderneta do aluno
(Fotos: eB, 13-09-2017)

Sem comentários: