quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Festas de Barrancos 2017 - o encerro do último dia

7h00 - Céu limpo, 15ºC de temperatura, vento NE 2 km/h, 88% de humidade.
7h30 - Na praça, a música anima quem está nos tabuados, nas varandas da sociedade dos rapazes, mas especial quem está na arena. Aqui, a esta hora, está a geração XXI - tudo malta nova, muitos deles já nascidos neste século. Jovens baranquenhos, descendentes de barranquenhos, amigos e conhecidos de barranquenhos, ou simplesmente jovens que aqui vieram passar uns dias de convívio a uma terra acolhedora e segura.
7h40 - Na rua da Igreja também se vai-e-vem, à espera. Primeiro de saber se chegaram os touros, depois da subida dos cabestos, e logo então da largada do touro e da vaca.
8h10 - O foguete (morteiro) anunciou a chegada do gado, hoje um touro e uma vaca.
8h20 - Já na rua, o touro resiste um pouco na "zona dos fundos" e nas varandas, onde apanha um aficionado (consta que pode ter perna partida). De imediato, empina a rua, embatendo numa ou outra grade/porta. Na praça, corre duas ou três vezes, sendo muito pouco amigo dos cabrestos, com quem embirra com frequência. Numa investida, puxa um jovem dos paus e atira-o contra as grades. Soube-se depois que teve de ir de urgência para o hospital  - (Adenda: fratura de costelas, com perfuração de pulmão; ficou no hospital, com  prognóstico estável).   O encerro continuou, com pouca gente a aperceber-se deste incidente, do qual o eB só soube por volta das 12h. Na praça, a corda anda na à procura do bicho, mas a corrida dos cabrestos, a fugir do touro, impede o enlaçamento.
8h52 - O touro está no curro, praticamente ao primeiro enlaçamento.
8h50 - Sai a vaca. A meio da rua apanha, sem gravidade, um jovem aficionado. Tudo bem, regressa para baixo, volta e três minutos depois está na praça. Na arena dá meia dúzia de voltas, atrás de espontâneos, até que um grupo de dois ou três jovens, pega-a e mete-a no encerro. Até à tarde.
(ver reportagem completa em baixo)
praça, à espera do encerro
na rua da igreja, antes do encerro
os cabrestos em direção à praça
o encerro do touro

 
o touro na praça

a vaca na rua....
 
 
a vaca na praça
(ver aqui reportagem completa)
(Fotos e vídeo: eB, 31-08-2017)
momento do transporte em maca pelos BVB do aficionado colhido numa das grades
(pouco depois recusou ser transportado para o hospital)
(Foto: Cortesia JC, 31-08-2017)

Sem comentários: