sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Diário da Republica - destaque da semana de 22 a 26 de agosto

Esta semana destacamos:
Reembolso de imposto sobre combustíveis
Lei nº 24/2016, de 22/8 - Cria um regime de reembolso de impostos sobre combustíveis para as empresas de transportes de mercadorias alterando, em consequência, o Código dos Impostos Especiais de Consumo e o Regime Geral das Infrações Tributárias.
Gestação de substituição
Lei nº 25/2016, de 22/8 - Regula o acesso à gestação de substituição nos casos de ausência de útero, de lesão ou de doença deste órgão que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez. Altera, ainda, várias disposições do diploma que regula a Procriação Medicamente Assistida.
Informação administrativa e ambiental
Lei nº 26/2016, de 22/8 - Aprova o regime de acesso à informação administrativa e ambiental e de reutilização dos documentos administrativos transpondo, para a ordem jurídica interna, diretivas sobre esta matéria. Revoga, ainda, a lei de acesso à informação sobre ambiente e a lei que regula o acesso aos documentos administrativos e a sua reutilização.
CIRC – Alterações
Decreto-Lei nº 47/2016, de 22/8 - Altera o regime de isenção parcial para os rendimentos de patentes e outros direitos de propriedade industrial, previsto no Código do IRC, de modo a garantir que os benefícios fiscais atribuídos apenas abranjam rendimentos relativos a atividades de investigação e desenvolvimento do próprio sujeito passivo beneficiário.
Combate às formas modernas de trabalho forçado
Lei nº 28/2016, de 23/8 - Aprova medidas de combate às formas modernas de trabalho forçado procedendo, em consequência, à alteração do Código do Trabalho, do Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho e do Regime Jurídico do Exercício e Licenciamento das Agências Privadas de Colocação e das Empresas de Trabalho Temporário.
Património cultural
Lei nº 30/2016, de 23/8 - Estabelece um regime da restituição de bens culturais que tenham saído ilicitamente do território de um Estado membro da União Europeia transpondo, para a ordem jurídica interna, diretiva comunitária sobre esta matéria.
Recursos hídricos
Lei nº 31/2016, de 23/8 - Introduz alterações ao diploma que estabelece a titularidade dos recursos hídricos.
Arrendamento apoiado
Lei nº 32/2016, de 24/8 - Aprova alterações ao novo Regime do Arrendamento Apoiado para Habitação visando uma maior justiça social.
Segurança social – Proteção no desemprego
Lei nº 34/2016, de 24/8 - Introduz alterações ao Regime Jurídico Proteção no Desemprego dos trabalhadores por conta de outrem, eliminando a obrigatoriedade de apresentação quinzenal dos desempregados.
Marítimos
Decreto-Lei nº 53/2016, de 24/8 - Altera o diploma que transpôs a Diretiva nº 2012/35/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de novembro de 2012, relativa ao nível mínimo de formação de marítimos, procedendo ao enquadramento necessário para a regulamentação da aplicação das Emendas de Manila ao anexo à Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos de 1978.
Iniciativa legislativa de cidadãos – Referendo
Lei Orgânica nº 1/2016, de 26/8 - Introduz alterações ao Regime da Iniciativa Legislativa de Cidadãos e à Lei Orgânica do Regime do Referendo, reduzindo o número de assinaturas necessárias para desencadear iniciativas legislativas e referendárias por cidadãos eleitores.

Sem comentários: