terça-feira, 3 de maio de 2016

Doentes de Barrancos podem escolher entre o hospital de Beja ou de Évora

O ministério da Saúde determinou, por despacho, os critérios sobre livre acesso e circulação do cidadão no Serviço Nacional de Saúde,  a implementar em maio.
Traduzido por miúdo, quer isto dizer  que os barranquenhos deixam de ser obrigados a ir a consultas ao hospital de Beja, podendo escolher um outro hospital, por exemplo, Évora, que fica à mesma distancia.
.
Segundo o Portal SNS, o cidadão que aguarde pela primeira consulta de especialidade hospitalar pode, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa.
A referenciação é efetuada tendo por base critérios prioritários como o interesse do utente, a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, acessíveis através do Portal do SNS, para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS.
Este processo de referenciação, que será implementado de forma gradual ao longo do mês de maio, contribui para a implementação progressiva do Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS (SIGA SNS), prioridade definida no Programa do XXI Governo Constitucional para a Saúde.
A medida visa maximizar a capacidade instalada no SNS, em cumprimento das regras de referenciação em vigor e de acordo com as preferências dos utentes, segundo critérios de interesse pessoal e de qualidade do desempenho das instituições.

1 comentário:

IANTT disse...

Me imagino que el Hospital de Evora estará mejor dotado que el de Beja