sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Podemos produzir pistácio em Barrancos?

A Espaço Visual (EV) promoveu esta quinta-feira, na Casa das Associações, em Barrancos, uma sessão de informação sobre a cultura do “pistácio – uma oportunidade de negócio”.
Na sessão, o consultor da EV, Benjamim Machado, fez uma apresentação muito pormenorizada sobre as potencialidades, mas também os constrangimentos do negócio de plantação dum pomar de pistácio. 
Segundo a EV, o pistácio constitui uma opção de investimento muito rentável, tendo em conta os baixos custos de instalação e de produção. O pistácio é um fruto pouco perecível e que começa a ter uma procura crescente por parte do mercado mundial.
Referiu também que, só na Europa, se estima que haja um défice deste tipo de fruto sendo necessário a plantação de mais de 120 mil ha, dos quais uma parte poderia estar em Portugal, sobretudo na faixa do interior entre Beja/Vila Real, que reúnem as condições climatéricas ideais para a sua produção.
Na sessão, muito interativa com várias intervenções para esclarecimento de dúvidas, participaram 13 potenciais investidores, seis dos quais vindos propositadamente de Moura e até de Beja.
Respondendo à pergunta do título: Sim. Apesar dos terrenos esqueléticos, há condições para a plantação e produção de pistácios em Barrancos. Em sequeiro e regadio.
Pormenor da sessão de Barrancos. Fotos: eB, 18-02-2016
plantação de pistácio. Foto: daqui

3 comentários:

Benjamim Machado disse...


Um bem haja a todos aqueles que promovem o desenvolvimento Rural e que lutam pelo desenvolvimento social e económico do seu concelho, da sua região e de Portugal.

Um muito Obrigado.

Anónimo disse...

O problema da nossa região é que Barrancos está em rede natura o que significa que sanear pistacho está fora de questão.

Jacinto Saramago disse...

Não se percebe o alcance da afirmação! Pode esclarecer melhor o seu pensamento?