quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Lugares de Barrancos com História - O Cerro do Calvário

O Cerro do Calvário, Barrancos, um local onde o General Prim, que já aqui tínhamos falado, fugido das tropas espanholas, entregou as armas, cavalos e arreios ao Administrador do Concelho de Barrancos, Manuel Cláudio Pulido, em 21 de Janeiro de 1866.
.
Quando passou por Barrancos liderava um grupo de militares espanhóis revoltosos, perseguidos por um regimento do exército fiel a "sua magestade católica, reis de Espanha".  Depois desta data chega a Madrid, vindo de França onde se tinha exilado, sendo eleito pelo congresso dos deputados presidente do governo espanhol, que liderou até à sua morte em 30 de Dezembro de 1870, três dias depois do atentado sofrido na calle del Turco, "debido a la complicacion infecciosa de las heridas sufridas". 
.
Joan Prim i Prats (em castelhano Juan Prim y Prats), nasceu em Reus, Catalunha, Espanha, em 16/12/18145 e morreu em Madrid, em 30/12/1870.
cerro do Calvário, Barrancos. Foto: eB, 18-08-2015

2 comentários:

IANTT disse...

En su camino a Barrancos (Portugal) el general Prim pasó por Bodonal de la Sierra, (distante unos 40 Km. de Barrancos)

http://noledigasamimadrequeestoyhaciendofoto.blogspot.com.es/2015/07/carta-desde-bodonal-informando-del-paso.html

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Onde diz "sua magestade católica, reis de Espanha", não confundir com os "os reis católicos, Fernando e Isabel", que são duma época muito anterior a Prim (séc XV).

A referência a "sua magestade católica,...", talvez errada, surge indicada no documento que inventaria o material de guerra entregue ao administrador do concelho de Barrancos, daí a sua transcrição "entre aspas".

Cpts