terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sítios e lugares de Barrancos - locais com histórias (de vida)

Na casa (?) da imagem, de uma só habitação, com menos de 10 m2, (sobre)viveu uma família barranquenha, pais e quatro filhos, do Portugal dos anos 1950/60, que provavelmente muitos ainda recordam. Nessa altura muitas outras famílias (sobre)viviam também em casas parecidas, em Barrancos ou na Mina de Minancos, que teve moradores até início dos anos 1970.
.
Muitas noticias (post) nasceram e/ou foram sendo publicadas por sugestão dos leitores. Na rua, no café, ou através de comentários inéditos sou abordado sobre "se sabia disto", ou se "recordo aquilo" ou porque "não falaste sobre..". Nem sempre é possível satisfazer os leitores, mas a pouco-e-pouco, aqui vão sendo publicados os post "a pedido". Este é um deles e tem por detrás uma história vivida num tempo de miséria, de pobreza, onde se apregoava muito a caridade e faltava solidariedade e justiça social.
 Fotos: eB, 24-09-2015

2 comentários:

Antonia Bergano disse...

Tempos díficeis... histórias que deixam rastos de má memória! OBG VOU LEVAR..

IANTT disse...

Efectivamente tiempos dificiles.

Esa vida queda muy bien reflejada en el libro de la profesora Maria Dulce Simoes: Frontera y Guerra Civil Española - Dominación, resistencia y usos de la memoria

http://estadodebarrancos.blogspot.com.es/2014/02/frontera-y-guerra-civil-espanola.html