quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Memórias de Barrancos - a igreja do castelo de Noudar

Não há dados que possam confirmar com exatidão a data de construção da igreja de Noudar, que parece assentar sobre ruínas de construção árabe, pré-existentes aquando da reconstrução do castelo de Noudar  por ordem de D. Dinis (Séc. XIII).
.
A igreja de Noudar foi de invocação a Nossa Senhora de Ambas-as-Águas (séc. XVI-XVIII) e a Nossa Senhora do Desterro (XVIII-XIX). Para além destas invocações, a igreja também surge com as denominações de Santa Maria de Noudar e de Nossa Senhora do Castelo de Noudar, na Bula Romani Pontíficis, de 15/10/1512 do papa Júlio II.
igreja nos início em 1980 (séc. XX). Foto: Arquivo CMB
várias panorâmicas da igreja do castelo de Noudar, 2015
Fotos: eB, 05-03-2015

3 comentários:

IANTT disse...

En 1826 Noudar e Barrancos constituem uma freguesia - N.ª Senhora do Desterro (Fuente: O Castelo de Noudar - Fortaleza Medieval - Autor: Adelino de Matos Coelho)

LUIS PINHO MIRANDA disse...

Em agosto de 1980 visitámos a fortificação medieval de Noudar quando, para lá chegar, era necessário passar por algumas propriedades privadas. Tencionamos ir lá este ano para comemorarmos 40 anos de amizade.

Jacinto Saramago disse...

Caro Luís Miranda
Sejam bem-vindos. Neste momento, o castelo é propriedade do Município de Barrancos e a herdade (Coitadinha), pertence à EDIA (Alqueva).
Para qq informação contacte a CMB:
telef. 285 950 630
email; geral@cm-barrancos.pt ou cmb.museu@cm-barrancos.pt

cpts