segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A tourada do dia 31 - um touro para Christian Canano e uma vaca para todos (em atualização)

Começou às 7 da tarde. Antes, já depois do passeilho, a Comissão de Festas 2015 homenageou duas personalidades locais que dedicaram a vida às Festas de Barrancos: o Manuel Violante e o Domingos Reganha, a quem mais à frente dedicaremos uma notícia autónoma. 
Regressemos à corrida de touros: o novilho, não tão bonito como os de ontem, tinha postura e altivez, que Canano, o toureiro, soube explorar nos dois tércios concluindo de estocada única a faena que tinha começado 10 minutos antes. Esteve bem, e por isso mereceu as orelhas. Deu duas voltas à praça, uma delas aos ombros do Xavier Cortegano, festêro 2015 e expert nestas lides.
Já a vaca, pequenita, mal saiu "entrou" logo na sociedade dos ricos, cumprindo desta forma a tradição. Toureiros locais e importados, havia muitos, qual deles fazia a "melhor faena", mas uma vaca pequena pouco se poderia esperar. 
Às 19h55  já vinha a vaca de boleia com as mulas, quando um estúpido incidente derruba um dos "puxadores", que fica enrolado nas cordas e é arrastado pelo chão. Um corte na perna, provocado pelo corno da vaca, começou a preocupar quem viu, sendo rapidamente assistido no local pela emergência médica, que sem perder tempo o transporta para assistência hospitalar.
Esperamos que não seja nada grave.
Aditamento (01/09/2015).
Soube hoje o eB, depois de contacto com os BVB, que o ferido, Antonio Mariñago, de Oliva de la Frontera, tinha regressando ainda de madrugada à sua residência, por ter tido alta médica do Hospital de Beja, não tendo sido necessária a intervenção cirúrgica que chegou a ser ponderada. "O Antonio, ficou na sua residência a descansar, não tendo querido passar pelo centro de salud de Oliva, onde os BVB o poderiam ter levado...".
Já hoje de manhã um amigo de Barrancos,falou com o Antonio, que disse que se encontrava "mucho magulhado, com dolores" por todo o corpo, a tentar recuperar.  Aproveitou, também, para agradecer a forma rápida como foi assistido no local (BVB), bem como àqueles que se preocuparam pelo seu estado de saúde e o têm contactado.
antes da corrida
momentos da homenagem ao Manuel Violante, que não pôde estar presente
e ao Domingos, acima junto à torneira, de mãos na cintura
uma das faenas
volta ao ruedo em ombros
momento da queda com a vaca a sair da praça
(Fotos: eB, 31-08-2015)
C. Canano aos ombros de Xavier Cortegano, praça de touros de Barrancos, 31-08-2015
(foto: Christian Canano)

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, um acidente estúpido e infeliz, coitado.
Rápidas melhoras António.
Saludos.