quarta-feira, 13 de maio de 2015

Passeio Botânico do Parque Natureza de Noudar - a reportagem de um participante

Entre as 11h30 e as 16h do passado domingo, dia 10, um grupo de 16 pessoas, acompanhados pelos dois botânicos, a Ana Júlia Pereira e o Miguel Porto, e a simpática cadela Fiúza, percorreram mais de 2 kms pela herdade da Coitadinha, hoje Parque de Natureza de NoudarUm pouco antes, no auditório, a Júlia e o Miguel apresentavam do Guia de Flora Herbácea do PNN, de que são autores, muito bem organizado e uma referência para toda esta área mediterrânica.
.
O passeio pela herdade, depois da apresentação e do rápido lanche, foi pautado por interessantes explicações da Júlia e do Miguel, que procederam a enquadramentos muito elucidativos, embora por vezes demasiado “técnicos” e dirigidos a especialistas. Pelo percurso foram avistadas e sinalizadas muitas azinheiras secas, situação muito grave na nossa região, onde a morte de azinheiras devia constituir preocupação de todos e ser tema para pressionar as autoridades públicas para ir para além de estudos. 
-
A propósito do montado e dos problemas que o afetam, um empresário/proprietário de terras alertou (avisou) que em breve só teremos porco preto de boleta... de Espanha, porque boleta de Barrancos... nem vê-la - "azinheiras mortas não dão fruto", disse!!.
.
No local onde os carros eléctricos iriam recolher o grupo, tivemos um conduto retemperador e oportunidade para, à sombra (estava muito calor!), mas distante do nosso Castelo, recuperar memórias de tempos que já nos passaram.
.
O investimento no estudo e na divulgação deste património florestal, é um ex-libris mais do PNN, mas a aposta no turismo sustentável deve ser paralela ao cuidar deste que se está a degradar com inovação e imaginação.
(cortesia: António Eloy)
ao longe o castelo de Noudar...
a degradação do montado de azinho...
a flora do PNN...
o grupo de botânicos amadores ...
(Fotos: António Eloy, 10-05-2015)
Aditamento:
ver reportagem fotográfica, uma cortesia de Luís Domingues

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Jacinto e todos aquele que seguem o teu blog.
Queria partilhar alguns momentos fotográficos deste dia.
Fiz parte deste grupo e digo-vos o parque tem muito por onde explorar, têm uma beleza natural inimaginável pela maior parte de nós.
O link do meu flick:
https://www.flickr.com/gp/132429812@N03/axv645

Cumprimentos,
Luís Pedro Domingues

Jacinto Saramago disse...

Obr. Luís

Interessante a reportagem, que completa o artigo. Já está disponível.

Cpts