domingo, 15 de março de 2015

Inauguração do Monumento à Solidariedade e Largo Tenente Seixas - reportagem para a História de Barrancos

Estava uma tarde bonita de sol, um pouco quente na zona das intervenções (junto ao monumento), mas fresca e aprazível onde se encontravam os convidados e entidades oficiais, portugueses e espanhóis.
O programa da inauguração do Monumento à Solidariedade e do Largo Tenente António Augusto de Seixas, demorou 45 minutos. Das 4 às 4h45 numa tarde de março, sábado, 14, que registou um acontecimento que ficará na memória de Barrancos e das suas gentes.
.
Para que este dia possa ser também memorizado pelos nossos conterrâneos e amigos espalhados por todos os cantos do mundo, o eB deixa aqui a reportagem dos momentos do programa da inauguração, completado com alguns apontamentos prévios (preparação).
a chegada da banda
a guarnição da GNR
o descerramento da placa toponímica
a inauguração do monumento
a intervenção do alcalde de Oliva de la Frontera
O discurso do cmdt do Comando Territorial de Beja da GNR, TC Jorge Figueiredo, de exaltação dos valores da solidariedade e de reabilitação do militar e da memória do herói de Barrancos (o tenente Seixas), que desobedecendo ordens dum governo ilegítimo contribuiu para a salvação de um milhar de cidadãos espanhóis
o agradecimento da família do tenente Seixas, através do neto António Aguiar
A intervenção do presidente da CM de Barrancos, António Tereno, a fazer o enquadramento histórico dos acontecimentos, e a justificação da homenagem ao homem (T. Seixas), e a todos aqueles que, em 1936, tornaram possível salvar milhares de cidadãos espanhóis que de agosto a outubro de 1936 se tinham refugiado entre nós (em Barrancos), fugindo duma terrível guerra que ainda estava no início!
Fotos: eB, 14-03-2015 

2 comentários:

IANTT disse...

Magnifico reportaje amigo Jacinto

Merecido homenaje muchos años esperado

IANTT disse...

articulo publicado en el diario HOY de Extremadura

http://www.hoy.es/extremadura/201503/16/schindler-raya-20150316001225-v.html