sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bebés de Barrancos "levam" vacina BCG em Moura ou Beja

Há mais de seis meses que estão esgotadas as vacinas da BCG, deixando milhares de crianças por vacinar. Agora, já há vacinas, mas só nalguns centros de saúde. Como o centro de saúde de Barrancos não recebeu nenhum lote, os nossos bebés são obrigados a ir a Moura, ou a Beja, para "levar" a vacina BCG.
Adenda:
O problema da não distribuição de vacinas a que o centro de saúde de Barrancos é completamente alheio, tem a ver com as normas do protocolo de controlo/conservação e ministração dos lotes/ampolas estabelecidas pela Direção Geral de Saúde
extrato do plano nacional de vacinação

1 comentário:

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Conforme já foi aditado à notícia, ao contrário do que diz o/a anónimo, a distribuição da vacina BCG obedece a normas específicas da DGS. Controlo muito apertado.
O centro de saúde de Barrancos não tem poder nesta matéria.
Recordo que esta vacina é ministrada nas primeiras horas após o nascimento, ou seja na maternidade.
No entanto, problemas com a farmacêutica (da vacina), levou a que a BCG tivesse esgotado em meado de julho de 2014. Segundo a DGS a reposição dos lotes está a ocorrer, mas a sua distribuição está restringida (circunscrita) às maternidades, e excecionalmente para regularização de situações pendentes, aos centros de saúde de grande e média dimensão.

Cpts