sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bombeiros Voluntários de Barrancos têm novo comandante

Carlos Alberto Elvira Pica é o novo comandante dos corpo de Bombeiros Voluntários de Barrancos, desde ontem dia 2 de outubro. A apresentação ao comando interino, quadros ativo, de reserva e de honra, ocorreu ontem à noite, logo após a reunião da direção que aprovou, por unanimidade, a sua designação para o cargo de comandante dos BVB, que deve agora ser homologada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
.Na cerimónia de apresentação, que o presidente da direção, Emílio Domingues, disse ser informal, foi feito uma breve retrospetiva dos acontecimentos que terão precipitado a decisão, confirmando o que o que eB ja tinha avançado, que circulava há vários dias pela Vila: que o Carlos Pica vai acumular a função de comandante dos BVB com o cargo de comandante operacional municipal de proteção civil. Esta acumulação de funções, que constitui uma solução pioneira a nível local, poderá trazer vantagens para as duas instituições envolvidas - corpo de bombeiros e município - em prol da estrutura operativa dos bombeiros e da proteção civil local, que não podemos confundir.
.Ainda durante a apresentação, o presidente da direção que agradeceu publicamente, "a dedicação e o trabalho desenvolvido pelo comando cessante", deu conta dos principais desafios que esperam o novo comando, entre as quais mencionou,  "a mudança para as novas instalações", já concluídas, a "criação da equipa para o Posto de Emergência Medica (ambulância INEM) que deverá chegar nos próximos meses" e o reforço (rejuvenescimento) dos quadros com entrada de novos elementos.
No final tomou a palavra o nóvel comandante, para agradecer a confiança e recordar que já "tinha estado neste lugar há 12 anos atrás", onde muito tinha aprendido e crescido, pessoal e profissionalmente, junto de muitos daqueles que se encontravam na sala. Terminou, dizendo que para desempenhar com eficácia as suas funções, em favor da comunidade barranquenha, conta com o apoio de todos os elementos do corpo dos BVB, que a partir de amanhã irá ouvir pessoalmente, para poder traçar o seu plano de ação.
Depois da nomeação, o comandante deverá, no uso das suas competências legais, proceder à escolha da sua equipa, no caso do 2º comandante e do adjunto de comando, cargos até hoje ocupados pelo João Agulhas e pelo Luís Navarro, respetivamente. 
A apresentação oficial do comandante deverá ocorrer brevemente, segundo as palavras do presidente da direção.
As designações para os cargos a exercer na estrutura de comando nos bombeiros voluntários, que neste caso foi "encontrado fora da casa", alegadamente sem consultar previamente os seus elementos, seguindo as preferências ou precedências legais, conforme foi recordado na reunião, são exercidas em regime de comissão de serviço, pelo período de cinco anos, renováveis por iguais períodos. (cfr. art. 32º do Decreto-Lei nº 241/2007, de 21 de junho, na redacção dada pelo DL 249/2012, de 21/12)
Aditamento:
A formalização da posse do comandante dos BVB, só se foi possível a 30/03/2015, depois de concluído o processo obrigatório de homologação por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Comandante dos BVB, Carlos Pica, numa foto de 2003

Sem comentários: