quinta-feira, 3 de julho de 2014

ATL 2014 - Um dia na padaria de Barrancos

As crianças do ATL 2014 (1º ciclo) estiveram um dia a aprender como se faz o pão, numa padaria improvisada no Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, no passado dia 26 de junho.
.
Para o fabrico do pão, o ATL contou com a arte, o saber e a experiência (e a paciência) do Pedro Torvisco, antigo padeiro, da tia Antónia e da tia Josefa que, gentilmente, de forma voluntária, acederam ao convite da Câmara Municipal e do projeto CLDS+ Barrancos (EM)Caminho, para colaborar na iniciativa.
.
No "dia na padaria", as crianças e as monitoras do ATL, tomaram conhecimento e, nalguns casos participaram - andaram literalmente com as mãos na massa -  nas diferentes tarefas da padaria: aquecer o forno, preparação da farinha com fermento, água e sal, amassar, a colocação da marca na massa (cruz), fazer o sinal que se pretende que a massa atinja ao fintar, deixar fintar, tender o pão, varrer o forno, enfornar, cozer e retirar o pão do forno, ...
.
No final da tarde, as crianças do ATL e suas monitoras, juntamente com os artistas, padeiros/as, partilharam o pão, ainda quentinho, num lanche-convívio acompanhado de café com leite, preparado e servido pelas técnicas do Museu, que estiveram sempre presentes e ativas.
.
A iniciativa do Dia na Padaria, para além da disponibilidade e do apoio do tio Pedro, da tia Antónia e da tia Zefa, contou com a colaboração da Padaria Leal, que ofereceu a farinha, o fermento e o sal.
O Pedro a aquecer o forno
A preparação da farinha
A amassadura
A marcação da massa
A massa a fintar
Tender o pão
O pão já preparado
Enfornar (meter o pão no forno)...
A cozedura...
A saída do pão do forno. "Tinha um cheirinho, que apetecia trincar!!"
O pão no tabuleiro
O lanche-convívio de pão quentinho, com manteiga e café com leite
Pode ver aqui a reportagem completa do Dia na Padaria
Fotos: Cortesia DS, 26-06-2014
Fonte: CMB

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da ideia, boa iniciativa ;)

IANTT disse...

Bonita y excelente inciativa.
Enhorabuena a los organizadores

Anónimo disse...

Muito interessante estas actividades deste ATL.

Anónimo disse...

Estão de parabéns, estas actividades são fantásticas, vê-se logo a formação das pessoas envolvidas. Só quem realmente entende da matéria e tem gosto consegue imaginar e desenvolver actividades interessantes para as crianças da nossa comunidade.