domingo, 13 de abril de 2014

As telefeiras da televisão portuguesa - hoje em direto de Barrancos

Provavelmente seja problema pessoal, mas não percebi o que queria a TVI (Somos Portugal 2013), e voltei a não perceber o que pretendia a SIC (Portugal em Festa) em 2014! Seis horas de completa inutilidade, transmitida para todo o mundo, todos os domingos, em qualquer local onde esteja o programa. Um formato televisivo semelhante para todos os lugares, que não admite qualquer peculiaridade, não serve. Ver a pimbalhada em Valença, em Loulé, em Abrantes, ou em Barrancos, não é a mesma coisa. Barrancos tem uma tradição cultural que podia e devia ter sido explorada, antes e durante o programa. Não foi. Foi penoso o início do "espetáculo", por volta das 14h00, com meia dúzia de figurantes frente ao palco, na sua maioria ilustres desconhecidos. Os barranquenhos e amigos preferiram passear pelo recinto da feira, desfrutar do espaço, provar o presunto e conviver.
Assistir às telechamadas do 760...a partir da expoBARRANCOS não foi um grande espetáculo!
SIC, Portugal em Festa, Barrancos. Foto: eB, 13-04-2014

17 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não ter achado piada, penso que no ano passado foi mais bonito porque mostraram vários lugares de Barrancos. Este ano foi pimba e mais pimba e lá no meio meia dúzia de fotografias de Barrancos. Barrancos é muito mais!!!!

Anónimo disse...

Não concordo.. Não é por ser barrancos, mas todas as terras têm a sua cultura certo?!
Este programa é só música, e pouco exploram o local onde se encontram.. Quanto ao haver meia dúzia de figurantes frente ao palco, é normal, pois quando há estas festas as pessoas estão com as famílias, bem natural que às 14h ainda não se encontrassem pela expoBarrancos.. Ninguém é obrigado a ir ao espetáculo so porque é de barrancos e é em barrancos!

Anónimo disse...

Realmente concordo com o que o autor do blog publicou. Já agora acrescento algumas dúvidas (e apenas isso), quem paga este "espetáculo"?e as deslocações destes artistas para Barrancos?É que se é com dinheiro da autarquia, penso que seria muito melhor aproveitado noutros eventos, culturalmente bem mais ricos e que mais beneficiavam a terra...
Cumprimentos!

Anónimo disse...

Completamente de acordo Jacinto! Foi um degradante espectaculo pimba! Barrancos merecia melhor.

xico mendes

aeloy disse...

Foi penoso ver. Não pode estar e liguei duas ou três vezes e só apanhei as tais chamadas e o pior pimba. Espero que a CMB tenha recebido $ que justifique, caso contrário deveria desistir-se destas "parcerias".
Abraço
António
Todas as terras têm as suas diferenças e pontos e lógicas culturais. Estes programas são um rolo compressor....

Jacinto Saramago disse...

Informação adicional:

1º - Pelo que sei, o programa está formatado de tal forma que não admite alterações.

2º - A CMB, segundo creio, só apoiou em termos logísticos.

Cpts

Anónimo disse...

Já reparei que não gostou do programa da Sic. Eu também não. Que tal achou a expo2014?

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 17h32: a expoBARRANCOS não se pode confundir com o programa da SIC.

A expoBARRANCOS 2014 foi um sucesso ao nível cultural, julgo também que público e de vendas, apesar da crise.

Cps

Anónimo disse...

Caro Jacinto acompanho todos os dias as noticias que aqui vai dando e tenho concordado na maior parte dos casos mas este não é o caso. O programa da SIC bem como o da TVI na edição passada apenas têm como objetivos animar com os artistas que por lá vão passando e mostrar a gastronomia local que foi isso que fizeram, o demais quem está interessado pode vir ver a Barrancos.Já agora mais dois pontos de interesse que queria destacar.
1) Há pessoas que passam pela ExpoBarrancos e parece que não comem há um ano,abusam nas amostras dos vendedores que por cá passam e no fim não compram nadinha.
2) Referindo a estes programas há pessoal que diz que não gosta destes mesmos mas depois são sempre os primeiros a aparecerem quando há este tipo de eventos e incluso quem não vá ver os ditos programas aqui na terra e depois vá noutras localidades ver o mesmo.
3) Já que refere que não gostou do programa, gostaria de lhe perguntar porque foi lá abaixo ver o mesmo programa.

Para terminar gostaria de acrescentar que para aqueles que não gostam do programa sempre houve uma 2ª alternativa que foi o programa da Expo na tarde de ontem para essas pessoas que bem criticavam o programa aparecerem lá foi (como o fernando mendes diz) Espetáááááááculo......!.

Quem gostou, gostou quem não gostou não tivesse visto.

Jacinto Saramago disse...

aro/a anónimo/a, gostava que não o fosse, mas mesmo assim darei resposta:

- não fui ao programa da SIC! Passei por lá, mas pouco tempo demorei.

- fui ao programa da expoBarrancos, sexta, sábado e domingo e gostei.

Finalmente, confessar, que também fui um dos gulosos. Provei ontem uma morcilha deliciosa na Casa do Porco Preto e tinha provado presunto, sábado, oferta do Mário R. na roulote do Lar e "roubado" um pedaço de catalão ao Luis/Susana e outro ali ao lado ao Labija.

Também comprei. Poucos, mas comprei, incluindo queijo (que não era de Barrancos). Ah, e também petisquei nos bares.

Cpts

Anónimo disse...

Boa noite

Gostei bem mais do programa da TVI, porque mostrou um pouco mais sobre a nossa linda vila, mas cada canal tem o seu formato de programação, mas com tudo é sempre bom ter estas actividades por cá. Quanto a Expo esperava mais gente devido ao bom tempo que por cá tivemos, mas pronto poucos mas bons e estava tudo com um bom ambiente, no entanto devo dizer que o conjunto do baile esteve bem longe do que se esperava para um evento destes, não entendo o porque de se apostar tanto e sempre neste tipo de bailes e musicas em horas de madrugada.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Boa noite

Gostei bem mais do programa da TVI, porque mostrou um pouco mais sobre a nossa linda vila, mas cada canal tem o seu formato de programação, mas com tudo é sempre bom ter estas actividades por cá. Quanto a Expo esperava mais gente devido ao bom tempo que por cá tivemos, mas pronto poucos mas bons e estava tudo com um bom ambiente, no entanto devo dizer que o conjunto do baile esteve bem longe do que se esperava para um evento destes, não entendo o porque de se apostar tanto e sempre neste tipo de bailes e musicas em horas de madrugada.

Cumprimentos a todos.

Dulce Simões disse...

Caro Jacinto partilho totalmente da sua indignação. O pacote de artistas que circulam por todos os programas “Portugal em Festa” contribui para uma homogeneização cultural que empobrece a diversidade das práticas musicais e performativas das localidades. A maior parte do programa é ocupado a incentivar os espectadores ao prémio em jogo, além disso, os apresentadores revelam um profundo desconhecimento das dinâmicas culturais locais. O que resulta em autênticos disparates. Um programa que podia servir para divulgar a qualidade e a diversidade do País, não passa de um produto medíocre, que inevitavelmente condena os espectadores à estupidificação. Porque um programa popular não tem de ser necessáriamente de baixa qualidade. A SIC é uma estação comercial, mas não pode, nem deve, impor “um modelo Pimba nacional”. Barrancos fica mais pobre quando é apresentado nestes pacotes, ao ser descaracterizado, esvaziado e uniformizado por um modelo que não corresponde às suas tradições culturais nem à mentalidade dos barranquenhos.
Um abraço

Anónimo disse...

Bom, pelos vistos há pessoas que não entendem o propósito destes programas, os quais se regem unica e exclusivamente por audiências. E se as audiências sobem com música pimba, é porque existe uma grande quantidade de Portugueses que gostam. Talvez, um jazz fosse mais "cool" e "in", mas não.. Entendo perfeitamente que pessoas com um nível intelectual superior não consigam perceber este fenómeno..
Sinceramente, como Barranquenha, e acompanhando desde o início de tudo isto há uns anos, em que muita gente achava este projecto megalómano e condenado ao falhanço, vendo agora no que se tornou, cada vez mais pessoas, cada vez mais Barrancos na boca do País, deixa-me orgulhosa! E seja qual for o meio, desde que agite a economia, perfeito! Quem não gostar, não assista ao programa e fique-se pelo dia em que actuam banda, sevilhanas etc.. Infelizmente, Barrancos não sobrevive só com Barranquenhos a agilizar a economia, precisa de gente de fora. Qual a vergonha nisto? Somos menos que Óbidos etc., a ponto de nos darmos ao luxo de "rejeitar" um programa que chega ao País inteiro? Sou testemunha que muita gente ficou a saber que Barrancos existia não só pelos touros, mas por ter também uma feira de qualidade. Vergonha de haver gente que não sabe distinguir o que é bom para a nossa terra e o gostos próprios. Quanto á CMB, que mau gosto terrível falar de $, quando toda a gente sabe que estes espectaculos cobram e muito ás Autarquias.. Viva o Jazz, os intelectuais e tudo o que elegantemente não consta dos manuais como impulsionadores das economias locais. Bem Hajam

Jacinto Saramago disse...

Ai, ai, ai... cara anónima das 15h49! Então primeiro critica os anónimos (e de que maneira) e agora vem comentar sob anonimato?
Não faz mal, eu respondo de qq maneira:

1 - Leu mal o post, e na pressa de responder (!) confunde programa da SIC com programa da Expo, que ninguém, e acrescento ninguém, criticou. Nem o autor do post, nem os comentadores.

2 - Faz muito bem em acompanhar o projeto - presumo que se refira ao da expo (não o da SIC/TVI!!) - como até aqui (desde o início), mas é a primeira vez que se ouve de uma "acompanhante" a afirmação de megalomania, ainda que alegadamente atribuída a pseudo detratores!

3 - A expo poderá e deverá ser melhorada, mas tem sido um grande projeto municipal (mostra/montra) de divulgação da débil economia local, tendo como âncora o Presunto de Barrancos DOP e os seus tradicionais enchidos.

4 - E não, não é o mesmo Óbidos (pensou logo no chocolate, gulosa!) que Barrancos (presunto). São realidades culturais, sociais, económicas distintas.

5 - E sim, já agora que falou, prefiro antes as "nossas" sevilhanas, o cante alentejano, a banda filarmónica, etc,.. ao "programa cultural" oferecido pela SIC!

Adeus, Boa Páscoa.

Anónimo disse...


Eu concordo com o autor deste blog (e nao sou o unico), cada um tem a sua opiniao, mas o(a)anónimo(a) do dia 14 de Abril de 2014 às 22:05,fala fala mas no fim nao da a cara.vir escrever um comentario a ''ofender'' e no fim nem dar a cara é decerto de uma pessoa que ''só tem garganta''!
ass. J. M.

Anónimo disse...

bom aqui em Barrancos é assim tudo que se faz tudo que se diz há alguém que discorda..a expobarrancos foi um exito e há muito trabalho por detras... para os que vão só assistir é muito facil criticar.. não pagam entrada, sejam os espectaculos bons ou maus são gratis e é uma feira que tem sido um sucesso e recebe todos os anos milhares de visitantes..não se queixem tanto e sejam mais humildes que somos um povo pequeno e em vez de nos ajudar nos " matamos"
ah e ja agora os espectaculos foram um exito principalmente no sábado..