domingo, 12 de janeiro de 2014

Um precedente, uma inevitabilidade ou o regresso a uma prática (ritual) que já conhecíamos (por cá)?

Papa baptiza filho de mãe solteira e filha de casal casado pelo civil

7 comentários:

Anónimo disse...

O problema nunca esteve nos pais, mas sim nos padrinhos, que devem levar os baptizandos a ter fé. No entanto se eles não a tem, ou não a demonstram, vivendo em situações que estão contra do Código de Direito Canónico, então o caso torna se bastante mais complicado.

Anónimo disse...

Desculpe?????
Passei por isso, e o problema nunca foram os padrinhos, mas sim eu ser Mãe solteira e ter uma relação com o pai da minha filha.

Idália Pica

Anónimo disse...

Ainda em referência a este a assunto, estritamente comentando a noticia e deixando polémicas à parte, para maiores escalarecimentos consultar o Código de Direito Canónico, Livro IV, Parte I, Capitulos III e IV; ou seja, dos cânones 864 a 874. Para quem não tiver o CDC, este encontra-se disponível na pagina web do Vaticano :http://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf

Anónimo disse...

Deixando polémicas à parte...
Para quem nunca tinha visto o CDC, foi muito esclarecedor ler o que acabei de ler. A minha filha não tinha qualquer impedimento a nivel do Código de Direto Canónico para ser Baptizada. Madrinha: Avó - Baptizada, Confirmada, Crismada, casada pela Igreja e assiste à Santa Missa.
Mais não posso pensar... o problema era EU ou melhor dizendo a minha Filha ser Filha do pecado aos olhos de alguem.
Se lermos o Livro IV, Parte I, Capitulo V, cânones 877, § 2, não menciona que Filhos de Mãe solteira não podem ser baptizados.
Agradeço o esclarecimento, e agora sim confirmei que Há pessoa(s) que não veem mais que o que querem ver.

Idália Pica

Anónimo disse...

Desculpa Jacinto, esqueci-me de dizer isto.
Acredito que o CDC, em outras Paróquias seja levado em conta, mas enquanto esteve cá o Padre que Baptizou a minha Filha, foi levado em conta o que (algumas) pessoas diziam, não sei se por medo ou por querer agradar.

Idália Pica

Anónimo disse...

Pelo que sei o Pároco da Paróquia de Barrancos, segue o ritual do Papa Francisco, batizando todas as crianças.
Há algum pecado nisto???? Somos todos filhos de Deus, por isso todos deveremos ser batizados, se assim o entendermos... Todos temos direito a entrar na casa de deus, e este Sr.º abriu as portas a toda a gente, desde o primeiro dia.
Bem haja!!!

Anónimo disse...

Bom estritamente, em termos teológicos, só são filhos de Deus, aqueles que são baptizados e que vivem como viveu o Filho de Deus. Convém notar que, por definição, todo sujeito de direitos é sujeito de deveres. A situação em Barrancos, normalmente, é exigir muitos direitos, mas não querer ter muitas obrigações.
Ainda sobre o tema de se todos tem direito a receber os sacramentos como leitura explicativa aconselho a leitura da Enciclica Dinivi Redemptoris do Papa Pio Xi: http://www.vatican.va/holy_father/pius_xi/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19370319_divini-redemptoris_po.html