quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Barrancos e o Índice do Poder de Compra Concelhio 2011

O INE divulgou a 10ª edição do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC 2011) que integra informação estatística reportada integralmente ao ano de 2011.
- O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra pretende traduzir o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional (Portugal = 100).
- A PPC, Percentagem de Poder de Compra (indicador derivado do primeiro fator), reflete a importância do poder de compra manifestado quotidianamente em cada município ou região no total do país para o qual a PPC assume o valor de 100%;
- O FDR, Fator Dinamismo Relativo (segundo fator extraído da análise), pretende refletir o poder de compra, de manifestação irregular e, geralmente, sazonal, associado à dinâmica económica que persiste na informação de base para além da refletida no Indicador per Capita e que está relacionada com os fluxos populacionais induzidos pela atividade turística.
.
De acordo com o estudo citado, Barrancos acompanha a tendência dos demais municípios do interior, registando um IpC  de 58,65, um pouco acima de Alandroal (com 57,07) e de Portel (com 56,79), os dois últimos da lista da Região Alentejo. Em relação à PPC, Barrancos (0,10) ocupa a última posição, seguido de perto por Mourão (0,016) e Alvito (0,015). Quanto ao FDR, Barrancos obtém -0,314.
(Ver aqui o IPC 2007)
Para visualizar em pdf, clicar aqui.

Sem comentários: