quinta-feira, 17 de outubro de 2013

500 anos de Foral Manuelino de Noudar - 1513-2013

fac-simile do Foral Manuelino de Noudar, 17 de outubro de 1513
Para ver a transcrição, em pdf, numa cortesia da DS, clicar AQUI

2 comentários:

IANTT disse...

Os Forais foram concedidos entre o século XII e o século XVI. Eram a base do estabelecimento do município e, desse modo, o evento mais importante da história da vila ou da cidade. Era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes, num período da História em que que as populações eram sujeitas a um regime de trabalho semi-escravo, na qualidade de servos dos senhores feudais.

O Foral tornava um concelho livre do controlo feudal, transferindo o poder para um concelho de vizinhos (concelho), com a sua própria autonomia municipal. Por conseguinte, a população ficava direta e exclusivamente sob o domínio e jurisdição da Coroa, excluindo o senhor feudal da hierarquia do poder.

O Foral garantia terras públicas para o uso coletivo da comunidade, regulava impostos, pedágios e multas e estabelecia direitos de proteção e deveres militares dentro do serviço real.

Fuente: Wikipedia

IANTT - Jesús

Jacinto Saramago disse...

Olá, jesus
Noudar (Barrancos) recebeu o Foral em 1295 (D Dinis), que depois foi confirmado por D manuel I (1513). Significa isto que Noudar/Barrancos tem autonomia municipal (concelhia) desde há 715 anos!

Saludos.