sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Breves reflexões sobre a expoBARRANCOS 2013

De acordo com a breve da CMB, a expoBARRANCOS 2013 foi "um enorme êxito". Também acho que o foi, apesar de ter ficado com a sensação de ter havido menos visitantes, salvo no último dia. A “Festa da Raia”, nome dado pela TVI, foi uma boa opção e uma forma de divulgação da Feira do Presunto e dos Enchidos  e de Barrancos, sem acréscimo de custos.
Ainda, a propósito da expo 2013 e ajudado por leitores anónimos do blogue e alguns “conselhos” (recados) recebidos no recinto do parque, aqui ficam meia dúzia de observações (ou reflexões) para o futuro:
1 – A data ou a “mobilidade irritante”, condicionadas pela Páscoa ou por outras festas regionais. Este ano, quem veio à Páscoa não regressou na EXPO. Uma semana a meio, a antecipação das aulas e o preço dos combustíveis, também foram imponderáveis. Em 2013, “colar” a expo ao feriado do 25 de abril, talvez tivesse sido o ideal.
2 – As arruadas. Estiveram muito bem as “Modas e Gaitadas”, na sexta-feira e os “Caprichosos” no sábado e domingo. Lamentou-se muito a ausência da Charanga de Barrancos.
3 – Quanto às associações locais?!. Destaque positivo para a presença do Barrancos Futebol Clube (ilha) e do Lar Nossa Senhora da Conceição, da Associação de Reformados, do Grupo de Sevilhanas Rumbo Flamenco e do Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos (área de exposição). Moderado o ímpeto das rifas e da quermesse dos primeiros anos, faltaram à chamada outras associações locais que poderiam ter aproveitado a zona da “Ilha”, substituindo o excesso de “ginjas”.
4 – A demissão da Barrancarnes que este ano optou por “nada vender” no seu expositor. As novas regras de faturação não a desculpam. Nos dois a três minutos que demorei pela “zona”, foram vários os visitantes que procuravam enchidos e presuntos da “Casa do Porco Preto”. A simpatia das explicações da pessoa que, no momento, representava a Barrancarnes, não chegava para o desagrado que todos manifestaram por esta ausência. Na “Fêra do Porco Preto” o principal produtor local “ausentou-se”, dizia-se. Tinham razão.
Igualmente questionável, a ausência de outras empresas locais da área: uma, em processo de insolvência, mas com potencialidades de recuperação, e a outra, por ser o único produtor tipicamente artesanal com muita procura no mercado. Honra seja feita aos PPP -  Produtos do porco Preto, do Labija - , que não só participa na "nossa" expo, como também divulga o nome de Barrancos pelas feiras temáticas da região onde participa.
5 – A doçaria local. No meio de muitos expositores de doces, continuamos à espera dos bolos locais, que em sete edições nunca estiveram presentes. Em Barrancos há alguma tradição em doçaria, que o eB, aqui, aqui e aqui tem destacado, mas nunca teve honras de apresentação na expo. Os bolos de páscoa, os esses, as tortas (de chicharrões e de banha), as perronilhas, as lauras, sem esquecer as rosas, os pinhonates, os ganhotes, os borrachos, os roscos, que tão bem sabem…mas ninguém viu ou provou numa expoBARRANCOS!
6 – O porco preto alentejano. Sendo o produto âncora da Feira deveria merecer maior destaque por parte dos expositores e produtores. A "pechuga de pollo" e os hambúrgueres, tinham procura nas roulotes do exterior, mas a feira  era do presunto e dos enchidos de Barrancos, de porco preto alentejano!!!....
7 – Outras ausências de produtos locais. Todos reconhecemos a qualidade superior e procuramos o “nosso” mel, os “nossos” queijos frescos de cabra,... mas continuam ausentes da expo. No meio dos queijos de Borba, de Rio de Moinhos, de Castelo Branco, de Serpa ou até de Almeida e de várias zonas de Espanha, vejam lá se não teria tido procura o “queijo barranquenho”? Sobre esta questão, não esquecer que o comércio a retalho não sedentário de artigos de fabrico ou produção próprios, designadamente artesanato e produtos agropecuários, ficaram dispensados de apresentação de faturas comprovativas da aquisição de produtos para venda ao público, nos termos do Código do IVA (cfr. Lei nº 12/2013, de 12/4)
Em síntese, a  Grande Feira da Raia, como oportunidade única para divulgar as potencialidades da nossa Terra necessita também do empenho e da presença dos empresários e dos pequenos produtores locais de Barrancos.
A expoBARRANCOS 2014 - VIII Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, está a caminho. Barrancos, CAPITAL DO PRESUNTO é a sua marca.

Sem comentários: