terça-feira, 20 de agosto de 2013

As estórias da Festa de Barrancos - o amamentão

A Festa de Barrancos tem História, mas dentro desta há muitas estórias que os leitores ou visitantes do eB podem conhecer e, porque não, partilhar! Estando em "vésperas" de fêra, o eB recorda hoje uma estória que, provavelmente, muitos leitores devem estar lembrados: o touro amamentão.
Lembram-se? Não? Eu recordo: 
Foi na festa de 1994. Entre os festêro, o Manuel V, maioral da ganadaria Couto de Fornilhos. Nesta ganadaria tinha sido criado a biberão um novilho, que todos os que o conheciam acarinhavam e com ele "brincavam". Conversa vai, conversa vem, esse novilho é "contratado" para a praça de touros de Barrancos, num dia 31, último dia da fêra de 1994. Há, pois, 19 anos!. Para o "receber", um grande amigo de Barrancos: Rui Bento Vasquez, matador de touros, que não conhecia os antecedentes do animal que ia lidar, mas "apareceu" para dar o seu apoio a Barrancos e à causa da tauromaquia.
Na corrida, a expetativa era grande. Na praça, praticamente toda a aficion sabia (ou conhecia) o historial do touro. Por volta das seis e meia da tarde, o touro estava na arena e o Rui "fez o que pode"! O touro, manso, passeava pela praça como que a procura de apoio, de conhecidos. Nos tabuados, as lágrimas eram muitas e o touro, que não foi perdoado, jamais foi esquecido. Até hoje.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui um dos que chorei naquele dia, e sinceramente, na minha opinião, achei nojento o que fizeram, coisa de estúpido.
Cumprimentos.