segunda-feira, 17 de junho de 2013

Proteção Civil distrital de Beja - governo altera sistema operacional e provoca "levantamento de rancho" a favor do comandante

No início da época de incêndios, o governo, sempre oportuno, altera o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e a organização da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) e substitui a maioria dos comandos distritais da proteção civil (CODIS). Com esta alteração, a ANPC para além de manter os 18 comandos distritais (compostos por um comandante e um segundo comandante), criou cinco novas estruturas paralelas, híbridas e confusas, que não respeitam a divisão administrativa, que chamou de "agrupamento distrital de operações de socorro", dirigida por um comandante operacional de agrupamento distrital (ver mapa abaixo). 
Entretanto, envolvidas em polémica, por extemporâneas, devido às época de incêndios que agora começa, o governo procedeu às nomeações dos novos comandos e agrupamentos distritais. No caso de Beja,  o processo de indigitação de um novo comandante operacional, para substituir o major Vitor Cabrita, provocou um "levantamento de rancho"  (abaixo-assinado) de protesto de todos comandantes, segundos comandantes e adjuntos de comando das corporações de bombeiros do distrito.
Ainda, no âmbito da estrutura de comando distrital, soube o eB que o nosso conterrâneo e amigo, Carlos Pica, foi convidado para continuar no cargo de 2º comandante, que já vem exercendo desde 15 de março de 2006, no ex-SNBPC. (Adenda: cfr Despacho nº 8304/2013-ANPC - que procede a nova nomeação para 2ºCODIS/Beja)
Para o novo cargo de comandante do agrupamento distrital do Sul, que inclui os distritos de Beja, Évora, Setúbal e Lisboa, foi nomeado Elísio Lázaro de Oliveira, que desempenhava o cargo de comandante operacional de Lisboa.

Capa do Diário do Alentejo, de 14-06-2013
Mapa "administrativo" dos agrupamentos distritais de proteção civil. Retirado daqui

Sem comentários: