terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Parabéns à EDP pelo excelente serviço prestado à População de Barrancos!

Criminoso é o termo que vem logo à cabeça, quando somos confrontados com o péssimo serviço prestado pelo fornecedor de eletricidade em Barrancos, a EDP. Ao longo do dia são dezenas as interrupções do fornecimento de energia. Breves ou longas, as interrupções subsistem desde há anos, com maior frequência nas últimas semanas.
A interrupções ou falhas na energia começam logo pela manhã, por volta das 7 horas e continuam durante todo o dia. Algumas, demoram segundos (breves), outros  largos minutos (longas).
Não há pachorra para tanto desprezo da EDP, da REN e da ERSE, o regulador, que em vez de proteger o cliente, defende os infractores (a EDP e a REN).
Em baixo, transcreve-se a epopeia de uma reclamação, que começou há um ano e está mais atual que nunca:
1 – Em 20/01/2012 - reclamação simultânea à EDP e à ERSE):
Sr. Presidente da ERSE
Serve o presente para protestar pelo péssimo serviço prestado pela EDP aos consumidores de Barrancos, que diariamente são confrontados com dezenas, para não dizer centenas, de cortes no fornecimento de eletricidade, provocando danos e prejuízos difíceis de calcular.
Ao abrigo das vossas competências estatutárias, agradeço informação pormenorizada sobre esta situação que vem ocorrendo desde há mais de 6 meses, com agravamento nos últimos meses. Os "apagões" ou interrupções começam por volta das 7h30, não se percebendo o motivo.
2 – Em 20/01/2012, resposta automática da ERSE (primeiro acto duma comédia):
 Exmo(a) Senhor(a),
 Acusamos a recepção da comunicação de V.Exa., a qual foi registada com o nº de Pedido/Processo 1/00643/2012 a qual merecerá a nossa melhor atenção.
Solicitamos que em futuras comunicações que venha a estabelecer com a ERSE sobre o mesmo assunto, faça referência ao número de processo supra referido.
 Para melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia”, na internet, acessível a partir de: www.erse.pt/consumidor 
Mais informamos que, caso pretenda consultar o processo supra identificado, poderá fazê-lo no Portal de Serviços da ERSE disponível em: http://servicos.erse.pt/consultapedido.aspx, através da inserção dos seguintes dados:
- n.º do bilhete de identidade, cartão do cidadão ou número de identificação fiscal e
- o número do Pedido / Processo.
Com a brevidade possível voltaremos ao seu contacto.
 Com os melhores cumprimentos,
Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - apoioconsumidor@erse.pt   
 3 – Em 05/09/2012, a ERSE dá mais um ar da sua graça (a comédia continua - 2º acto):
Exmo. Senhor,
Com referência à reclamação apresentada por V.Exa, sobre o assunto em epígrafe, vimos enviar, para conhecimento, cópia de resposta recebida da entidade reclamada.
Conforme se verifica, não foi possível obter uma resposta satisfatória por parte da empresa reclamada que fosse ao encontro da pretensão de V.Exas.
Nesse sentido e uma vez que, dos elementos trazidos ao processo, não nos afigura subsistir qualquer incumprimento regulamentar, iremos proceder ao arquivamento do correspondente processo de reclamação, salvaguardando-se posição em contrário de V.Exa., a comunicar à ERSE no prazo de 20 dias úteis.
Para melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do endereço electrónico www.erse.pt/consumido
Com os melhores cumprimentos,
3.1 – Em anexo à carta de 05/09/2012, a ERSE junta a resposta da EDP, datada de 26/03/2012, que diz o seguinte:
Ex.mos Senhores
Em resposta à comunicação de V. Ex.as acima referenciada, informamos que o contacto que sobre o mesmo assunto o Ex.mo Sr. (...) também apresentou diretamente ao Conselho de Administração da EDP Distribuição SA, a 20 de janeiro de 2012, foi respondido pela carta 700/12/DAE a 15 de março de 2012. 
Por entendermos que a referida carta de resposta é devidamente esclarecedora, anexamos cópia da mesma.
Sempre disponíveis para o que entenderem por conveniente, apresentamos os melhores cumprimentos.
Com consideração,
Pela EDP Serviço Universal, SA
Sai Carvalho/Responsável de Departamento
3.2 – Para maior confusão, a ERSE junta mais uma carta, também da EDP, endereçada ao cliente, em 15/03/2012, que diz:
Assunto: Seu e-mail de 20 de janeiro de 2012, dirigido ao Conselho de Administração da EDP PN 7438505 - 201103677387
Estimado Cliente
Na sequência da sua comunicação em assunto, que mereceu a nossa melhor atenção, pretendemos, antes de mais, apresentar o nosso pedido de desculpa pela demora excessiva desta resposta.
Sobre o assunto que nos reporta, nota-se que efetivamente no decurso dos últimos meses se registaram algumas interrupções do fornecimento de energia elétrica a essa  proteções das linhas de média tensão, em consequência de defeitos não permanentes advindos de interferências externas.
Reconhecendo os incómodos causados por esta situação, temos vindo a intervir na nossa rede implementando ações técnicas que permitam minimizar a sua ocorrência, não deixando de intervir sempre que se manifeste essa necessidade.
Esperando poder contar com a compreensão de V. Ex.a, manifestamos a nossa disponibilidade para prestar quaisquer esclarecimentos que entenda solicitar-nos.
Com os melhores cumprimentos.
(não tem assinatura)
4 – Para rematar, vem a ERSE, por mail de 18/01/2013, cotinuar a gozar com o reclamante…
Exmo. Senhor,
Acusamos a recepção da última exposição de V. Exa., relativa ao assunto identificado em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Atendendo ao exposto na mesma, vimos solicitar que nos informe se a situação reclamada se resolveu na totalidade ou se algum dos assuntos reclamados ainda subsiste. 
Para melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do endereço electrónico www.erse.pt/consumidor 
Com os melhores cumprimentos,
 Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
5 – Conclusão
Não sei se rir. Não sei se chorar! Os cortes continuam, a EDP goza e a ERSE assobia para o lado e pede que o cliente o informe se o assunto foi resolvido. NÃO FOI. Pior, agravou-se nos últimos meses. 
Sobre esta assunto ver aqui aqui as vezes que já protestei publicamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim está o Pais !!! chulos de m...aaa !!!.Franklyn