domingo, 2 de setembro de 2012

Praça central de Barrancos - 1 de setembro

Com as duas sociedades fechadas, praticamente ninguém estava no local, salvo duas ou três pessoas a tomar fresco e a por a conversa em dia, junto ao canto da Sociedade dos Ricos (Sociedade União Barranquense).
Hoje o cenário deve ser muito parecido. Depois de um dia suplementar de Fêra, com vacada e baile, há que descansar.
Praça da Liberdade, Barrancos, 01set2012.
Fotos: eB.

1 comentário:

romcadur disse...

Em minha opinião, a decisão de rebocar toda a actividade cultural para a perte norte da vila(Baldio) terá resultado no abandono da parte central, pelo menos durante o mês de Agosto, onde a actividade cultural era uma constante havia já alguns anos.

Por um lado isto foi bom para os moradores da área que eram objecto de bulicio, mas por outro o ponto central onde o povo convergia de forma mais fácil, ficou deserto.

O mesmo tem acontecido com outras localidades que, retirando do centro historico as festas acabaram por fragilizar estas, por ex. Santarém, Moura etc. Essas festas deixaram de ter o impacto que tinham e as nossas também não tiveram no conjunto da povoação, que só nos dias 29, 30 e 31 de Agosto, pela manhã para os encerros e à tarde para as corridas é que se concentra maior número de pessoas no centro.
Não digo que esteja mal a deslocação dos actos culturais, mas o centro histórico tem que ser preservado; Noites de verão questes e com facilidade de espaço para actuações na praça, deveriam ser reequacionadas no sentido de manter a população e centro activo.
Por mim estou melhor no cine-teatro,nas piscinas ou no parque de feiras, mas o centro será sempre o centro, não o matemos.