segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O corredor da Sociedade dos Rapazes*...

... de tarde, na hora da sesta.
Foto: eB, setembro 2012
*nome oficial: Sociedade Recreativa Artística Barranquense (SRAB)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer sociedade dos rapazes e sociedade dos ricos, porque destas denominações?

Anónimo disse...

tenho ouvido dizer que na sociedade pequena juntavam-se os ricos de barrancos e todos aqueles que detinham alguma riqueza mesmo não sendo considerados ricos, o senhor josé adrião (proprietario do imóvel e que o cedeu a titulo gratuito para a finalidade em que ainda hoje se utiliza) o senhor josé ausugusto e os seus familiares, dr. fernendes, os garcia, clemente, etc... sendo que na outra sociedade, além de ter sido construida com o dinheiro do povo (e alguns contributos de ricos tipo o do adrião), juntava-se a malta nova e trabalhadortes rurais a beber um copo e a tentar arranjar trabalho no campo

romcadur disse...

São na realidade dois polos interessantes da vila e sobre os quais roda toda a vida económica/social.

Chamadas em tempos uma a dos ricos - união - e outra - rapazes,recreativa ou dos pobres, nunca estes apodos foram reais.

Na dos riccos ao parecer havia menos dinheiro ou endinheirados do que nas dos pobres; A união pouco tinha de unida e a recreativa pouo de recreio; Enfim com a perseverância de uma dúzia de velhos sócios, lá vão andando e aguentando, as dificuldades económicas, pois há cada vez menos sócios a pagar as quotas atempadas.

Que a nova geração repense o que fazer nestes dois polos e que os torne dignos de associação onde só os sócios possam usufruir das condições não só de TV e Jornais.