quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Iluminação pública de Barrancos com regulação do fluxo luminoso

A iluminação pública da Vila de Barrancos tem novos horários desde há cerca de cinco meses, em consequência da adesão do município ao programa de popupança energética e de regulação  do fluxo luminoso nas vias públicas, visando a poupança energética e a redução dos custos.
No âmbito deste programa promovido pelos municípios, a EDP procedeu à redução localizada do número de focos de luz, bem como à regulação dos horários da iluminação, abolindo até 90 minutos de ligação, sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens.  Por esta altura do ano, a luz das ruas acende às 20h00 e desliga às 6h00 do dia seguinte. Este horário irá progressivamente sendo adaptado, de acordo com o horário solar.
Recorda-se que as medidas tomadas em Barrancos,  seguidas numa centena de outros municípios nacionais, tiveram como objetivo reduzir a fatura energética paga à EDP, que em 2011 ultrapassou os 100 mil euros*, num momento em que todas as receitas municipais baixaram e a taxa do IVA aplicável à eletricidade passou de  6% para 23%.
* cfr. Relatório e Contas do Município de Barrancos de 2011 (pág 7/12 do controlo orçamental da despesa)
Foco desligado
Candeeiro público. Fotos: eB, 17set2012

4 comentários:

Anónimo disse...

Às 20h00 é muito tarde para acender, torna-se perigoso principalmente para os peões porque é já noite. Podiam acender mais cedo e desligar mais cedo, porque não desligar as 5h em vez das 6h? Faz mais falta a iluminação no periodo das 19h às 20h do que das 5h às 6h

Anónimo disse...

Caro anonimo, por senao sabe os jovens que partem todas as manhãs a estudar para Moura saem das suas casas ainda de noite e se por seguinte estiver o dia nublado, o caso agrava-se. Deviam tomar isso em conta, pois ainda falta mais de um mes para a mudança de hora.

Anónimo disse...

caro anónimo de 21 de Setembro de 2012 08:51, garanto-lhe que os estudantes não saiem a diário das sua casa antes das 6h, um dia ocasionalmente não digo o contrario, mas se por ai formos, temos tambem a registar que há quem ande de copos ate de madrugada saindo dos bares e tendo de se deslocar pelas ruas às escuras

Anónimo disse...

Ao anónimo de 21 de Setembro,tem toda a razão de copos ate as tantas da manhã,e talves alguns jovens estudantes...