sábado, 1 de setembro de 2012

A vacada do dia 1 de setembro, com vaca magoada nas Finanças

Estava uma tarde quente, com 34ºC. A praça não estava cheia, mas havia muita gente. Os tabuados dos Correios estavam praticamente lotados. No da Igreja, na zona de sol, menos gente.
A vacada começou já perto das 19 horas. Estavam previstas três vacas e um bezerro. Mas na carrinha só havia duas vacas. Eram suficientes, depois de tantas touradas!
A primeira, preta, saiu como um foguete em direção ao edifício das finanças, batendo forte contra a parede, centímetros abaixo da janela. O sol cegou-a e não viu a parede. O choque foi muito forte e o animal não mais conseguiu andar. Perdida a mobilidade, devido a danos na zona da coluna e rins, teve de ser assistida junto à torneira da Sociedade dos Ricos. Não recuperou e como solução de recurso foi encerrada num dos curros.
Depois da surpresa e do espanto geral, veio a segunda e última vaca (castanha) que passou a tarde (até depois das 20h00) a dar voltas à grade do centro da praça, seguindo um ou outro aficionado mais afoito. No tabuado, muitos denotavam cansaço e ainda antes da vaca ser recolhida abandonaram o local e foram para casa, "que o jantar estava pronto" ou "há que fazer o jantar". Dependendo de quem o dizia...
Para memória futura fica o choque da vaca contra a parede das finanças, que ocorre com alguma frequência, mas sem as consequências desta tarde.
Recolhida a vaca castanha, ficou a vaca preta no encerro e ainda muita gente à espera do desenlace...
Adenda a 02/09/2012:
Quando já pouca gente estava nos tabuados soltaram a vaca lesionada, que tinha recuperado um pouco. Já de corda ao pescoço (enlaçada, para entrar na camioneta, e regressar a casa), deu um rebolcão a um sobrinho do escrivão deste texto, que já lá não se encontrava, para contar e para registar o momento.

O centro da arena. 17h30
A rega praça. 17h50
O peditório para ajuda da Comissão de Festas 2013. 18h35
Quase a começar.18h40

A saída da primeira vaca.18h45
Momento seguinte ao choque contra a parede das finanças. 18h46

A estupefação do público, o desespero dos aficionados na arena e o sofrimento do animal. 18h47

Os "primeiros socorros" e a tentativa de reabilitação. 18h48
O encerro improvisado num do curros. 18h52
A segunda vaca. 18h58
A vacada, às 19h10
... às 19h30...
... e às 19h58. depois de várias tentativas, foi "encerrada" às 20h10.
Fotos: eB, 01set2012

2 comentários:

Anónimo disse...

As melhoras para a vaca lesionada.

Senhor X

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Já está boa e foi retirada a ombros!!

Cpts