quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O primeiro encerro estava "despachado" às 9 horas

7h00 - Com céu limpo e temperatura de 16ºC. Na praça e na rua da Igreja, já muita gente começa a "ocupar" os seus lugares, muitos transnoitados duma noite de bailes e de cachondeu.
7h40 - A temperatura começa a subir. O foguete anuncia a chegada dos novilhos. Na rua da igreja uns sobem e outros descem, para confirmar se já chegaram. Na praça muita animação com a música  das colunas colocadas nos quatro cantos.
8h10 - O primeiro touro começa a subir a rua. Foi rápido. Na praça, encosta-se aos cabrestos e, sem dificuldades, deixa-se apanhar. Foi demorado a entrar nos curros. Resistiu mais de 10 minutos. Às 8h30 estava encerrado e as portadas da rua da Igreja estavam abertas, para novo touro.
8h40 - Mais rápido que o anterior, o segundo touro sobe a rua e, já na praça, "apanha" o primeiro que se lhe pôs àm frente, junto à tornêra da Sociedade dos Ricos. Duas volteretas no ar, muitos ais e com a ajuda de familiar e conhecidos é retirado pela portada do Central. É assistido pelos Bombeiros de Barrancos, na ambulância junto à portada. Não deve ser grave.
(informação sobre o estado de saúde do Carlucho: Tem fraturas nas costelas e várias escoriações. Vai ficar em observações no hospital de Beja, donde se encontra depois de ter sido transferido de Évora)
8h50 - Passado o susto, o novilho recolhe-se aos cabrestos, onde a corda o apanha, na primeira tentativa.
9h00 - Com experiência adquirida no encerro do primeiro touro, os aficionados e expontâneos do momento conseguira, "empurrar" o novilho para dentro do encerro com alguma facilidade.
9h05 - A bicha para os "ehringos" (churros), a um euro a unidade, chega à portada das Finanças.
Na praça e na rua da Igreja, antes dos cabrestos.
Em cima: Imagens do primeiro touro.
Imagens do segundo touro. Fotos: eB, 29ago2012

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Jacinto
Pela autenticidade da descrição que tem feito até agora da nossa fêra, sinto-me como se estivesse aí, vivendo cada momento. Obrigada e concerteza vou seguindo o dia a dia da mesma pela sua narrativa.
Cumprimentos
laura sequeira

Anónimo disse...

Obrigada por estas imagem .Apessar de estar a dois mil km podemos ver um pouco dos enseros r da fera que parece estar muito animada boa continuacao um abraco