sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A tourada do dia 31, com uma colhida a lamentar (atualizada a 01set12)

Um touro (cerca de 450 kg) e uma bezerrinha, são os artistas do dia.
15h30: Está calor, 33ºC, com tendência a subir... começando hoje mais uma onda de bichorno. Ainda está tudo calmo, mas o melhor é aproximar-nos da praça..
17h35: Começa a rega da praça. Na arena muita gente a passear. Nos tabuados, também, mas menos do que se esperava.
18h30: O touro é solto e logo de imediato nota-se a bravura do bicho. É recebido pelo novilheiro, mas vai e vai aos paus, à procura de fazer feridas.
18h35: Muito bem nas banderilhas. Aplausos.
18h40: Logo no início do terceiro tércio, ouvem-se os primeiros gritos, alguém não conseguiu subir aos paus, junto à torneira da Igreja. Nada grave. Só susto. O touro segue e perto da portada das Finanças, embate contra um jovem e parte uma das banderilhas. Nada grave. Saiu queixoso, mas dizia "tudo ok". Continuou a faena. De repente, o touro volta ao mesmo sítio, apanha o Francisco Rodrigues (Xico Negrete), com alguma gravidade. É retirado com dificuldade pelos madeiros (grades). Depois de estabilizado na praça pequena, onde é observado no local por dois médicos, foi retirado para o Centro de Saúde de Barrancos. Seguiu para Moura. Tem uma pancada na zona lombar e na virilha. Situação a acompanhar.
Entretanto, muita confusão nos tabuados, na arena e em toda a praça. O novilheiro regressa à faena, e à segunda cumpre a tradição. É aplaudido, mas a maior parte da praça continua a olhar para o que estava a acontecer na praça pequena, frente ao edifício da Câmara Municipal.
(Atualização: 01set2012, 12h00): Nada de grave com o Xico. Depois do RX no CS de Moura e duma segunda observação, regressou a casa: Diagnóstico: Escoriações, hematomas, golpes... e muitas dores, mas felizmente nada grave. Descansa no seu domicílio.)
18h50: Tocam para a saída da vaca (bezerra). Pequena demais  para este dia. Muitas brincadeiras, alguns sustos, a entrada na sociedade (por duas vezes) e às 19h30 estava terminada a tourada do dia 31. Para a história do dia fica a colhida do Xico, que vamos acompanhar.
Às 17h35
Às 17h40.
A preparação da rega da arena.
E a rega
A fechar a portada.
A parelha de mulas para puxar o touro da arena.
A entada da banda na praça...
... e no meio da arena.
A saída do touro.
A primeira faena, do novilheiro Raul Palancar
Depois do segundo tércio

... das banderilhas...
... seguiu-se o ritual...
... mas de repente, o incidente. A retirada da arena.
A assistência médica na praça pequena.
.. até ao final...
... quando entraram as mulas e levaram o touro ao matadouro.
A vaca...
... pequenina...
... mas assustava, na sociedade dos rapazes...
... e na dos ricos, onde entrou por duas vezes.
Houve brincadeiras.
.. até ao fim.
Fotos: eB, 31ago2012

4 comentários:

Anónimo disse...

Junto á "tornera" da igreja o susto foi para Jorge Baleizão, Carlos Marcelo, Ruben Rosado, Milton Ramos e Manuel Cortegano. Apenas algumas feridas e queimaduras a registar

Senhor X

Anónimo disse...

O Jorge Baleizão foi um dos mais atingidos com varias escoriações na coxa direita que chegou a abrir dois cortes graça aos pitons do novilho que bastantes vezes investiu naquela altura.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
As melhoras aos acidentados acima indentificados.
Esperamos que hoje, por precaução, não estejam no meio da praça.

Cpts

Anónimo disse...

E os toureiros em vez de ir buscar os touros aos paus, ficam pasmados a olharem pra ele investindo nas diversas pessoas...