quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festas de Barrancos 2011 - o 3º encerro

7h30: 20ºC e Céu nublado. Espera-se que não se cumpram as previsões meteorológicas que apontam chuva, para a tarde.
Na praça a Charanga "Os Dinâmicas"  está a animar a praça, este ano pela primeira vez.
7h50: Nos tabuados e na rua da Igreja começa a a aparecer muita gente. Menos que nos dois dias anteriores.
7h53: O foguete avisa que os touros já chegaram. Os casbrestos estão quase a subir a rua.
8h05: Os cabrestos sobem a rua. Estão na praça, à espera do touro e, depois da vaca.
8h08: O touro já sobe a rua, sem se preocupar com quem "o esperava". Já na praça, cinco minutos depois, parece que procura a corda e, sozinho, enlaça-se! Minutos depois, com a resistência habitual, está encerrado. Do tabuado desce muita gente que vai esperar a vaca na rua.
8h19: A vaca, pequena de mais, mas espigada, sobe a rua como uma flecha. Na praça, os "forcados" fazem algumas pegas, na maioria sem querer... Depois de várias brincadeiras, a vaca entrou sozinha no encerro (curros). A porta estava aberta! Não foi necessário corda.
Terminado o encerro, começou a chover com alguma intensidade. Esperamos que não estrague o resto da Festa.

2 comentários:

romcadur disse...

Terminadas que estão as festas de 2011, poço já avançar com aquilo que no meu entender elas foram.

No dia 28 há que referir que é o dia religioso e não faltaram á missa e a procisão, à noite foi passada com a prata da casa, as nossas sevilhanas.

A 29 começou com o tradicional encerro e um pouco tardia la iniciou a corrida dos dois novilhos que, pareceram maus mas que numa praça como a nossa não dá para embeber o touro e ensina-lo a seguir o capote ou mesmo a moletra, por força do pessoal que está no chão o que se considera ser faltas grave nas festas.
1º Porque quém paga quer ver um espectáculo minimamente organizado.
2º Porque quem trabalha exige as condições de sossego e qualidade compatível com a profisão.
3º porque a imagem que sai da balburdia que há na praça, não dignifica a própria terra.
Os touros não foram bons é verdade mas os toureiros não conseguiram dar-lhe a volta, havendo até 8 tentativas de espada e outras tantas de estoque.
Apareceu até o sobreiro, este toureiro sem traje, tendo um miúdo mesmo junto de mim, gritado "sai dai camisinha" Tarde de touros para esquecer. No estanto na Praça o espectáculo foi razoável.

Dia 30 na minha opinião foi o melhor dia, bo encerro, boas faenas e bom espectáculo à portuguesa com os BANZAS a fazerem as delícia do Povo.

Dia 31, foi dia da comissão realçar, pessoas que sempre ajudaram sem nada receber em troca e o homenageado maior o matador, Victor Mendes a quem foi entregue uma placa de reconhecimento pela força e ajuda aquando da polémica da morte dos touros. Enfim bem toureado, bem morte, fomos para a vacada que para cumprir mais uma tradição este ano foi dar de beber a dor na SUB.
Por todo o lado há carne de touiro com tomates, bife e outros menus.
È pena que não consigamos irradicar a presenças de pessoas destro da praça, nestes dias há opiniões, muitas que ouvidas e aproveitadas levarias à LIMPESA da praça sem que fosse necessária a repressão utilizando a prevenção barata, não deixando espaçõ para as pessoas se agarrarem.

Mais uma fera passada, venha outra fera

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Caro Romão, já aqui o disse este ano e em anos anteriores: É preciso fazer uma reflexão séria sobra a "nossa fêra", sem descaraterizar a tradição.
Cpts.
Jacinto Saramago