terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festas de Barrancos 2011 - a corrida de touros do dia 30

Podemos dizer que foi um sucesso a corrida de touros desta tarde. Com toda a certeza que os dois matadores (Borja Gimenez, do primeiro touro e Tiago Santos, do segundo) e o bandarilheiro (Tiago Santos) do segundo touro (excelente), irão disputar os Troféus Taurinos de Barrancos 2011, patrocinados pelo Município de Barrancos, tendo como provável vencedor o Tiago Santos, pela faena, pela alegria e pela estocada final, e também pelos três pares de bandarilhas.
17h30: 32ºC; Sol, com uma ligeira brisa, pelo menos no tabuado do padre, aonde me encontrava.
17h50: Os Bombeiros de Barrancos procedem à rega da praça, onde um grupo de crianças de "refresca".
18h00: Já começa a haver espectadores impacientes. Os toureiros já estão na zona da praça. Conversam com um membro da Comissão de Festas, acompanhados pelo maestro Vitor Mendes, que será a estrela de amanhã.
18h20: A banda já toca no centro da arena. Os festêros começam a cobrar os bilhetes dos tabuões.
18h35: Começa o passeilho. A nova Comissão de Festas de 2012 é apresentada publicamente. O director da corrida, Sr. Francisco Farinha, cumprimenta os artistas (toureiros), que tomam de imediato o seu lugar na arena.
18h40: Com alguma dificuldade a praça (arena) fica temporariamente "limpa" de aficionados e sai o primeiro touro, que é recebido pelo matador Borja Gimenez. Meia dúzia de capotaços e o público ficou contente. Nas bandarilhas, um par soube a pouco e reclamou-se mais.... o segundo esteve mal. No terceiro tércio o matador esteve bem - ouviram-se palmas e a música acompanhou a faena. No final, à terceira foi certeira. Temos toureiro.
19h10: O segundo touro está na arena. Depois de alguma hesitação, o matador Tiago Santos recebe-o com chicuelinas e reboleras. Enrola-se na capa e o público delira. Olé, Torero. Torero. Continou e as bandarilhas, três pares, foram colcadas todas no espaço de uma moeda de 20 cêntimo! Os espectadores ficara de boca aberta. Foram os melhores pares de bandarilhas dos últimos 10 anos.Sem exagero.
As expetativas subiam. O terceiro tércio começava. Nos tabuados, a aficion estava à espera de uma boa faena. Cumpriu no capote e na espada, à terceira. Na volta ao ruedo faltaram as flores da Xica P. que este ano, desiludida com as estocadas do dia anterior, não cortou as margaridas e as rosas do quintal...
Foi uma boa Corrida de Touros.
Cumpriu-se a tradição, mas o debate sobre as nossas Festas não pode ser adiado. Sobre as touradas e os toureiros é um deles. Talvez o mais importante. Para bem das Festas de Barrancos e da sua dimensão cultural.
Matador Borja Gimenez:
 Matador w Bandarilheiro Tiago Santos:


Sem comentários: