segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alfabetização de adultos em Barrancos - destaque nacional

A Comissão Nacional do Rendimento Social de Inserção, na sua publicação on line nº 29, de Junho de 2011, dá destaque ao projecto de Alfabetização de Adultos em Barrancos, que o nosso Município vem desenvolvendo desde há alguns anos, em colaboração com outros parceiros locais. 
O texto da notícia citada é o seguinte:
(...)
O Município de Barrancos em articulação com outros parceiros locais, nomeadamente: Lar Nossa Senhora da Conceição, Associação de Reformados de Barrancos e a Associação Barranquenha para o Desenvolvimento, tem vindo a desenvolver há alguns anos uma Acção de Alfabetização para Adultos. Esta acção desenvolve-se com base numa lógica de voluntariado, que na sua génese visa a dinamização sócio cultural dos idosos Institucionalizados.
Face ao constrangimento de criar em Barrancos uma resposta formal ao nível da educação de Adultos, devido ao reduzido nº de potenciais interessados, o NLI de Barrancos propôs a integração dos seus beneficiários não escolarizados nesta turma, de forma a capacitar os mesmos para posteriormente virem a obter certificação.
 Desta forma o âmbito desta acção foi alargado e actualmente os seus objectivos são:
- Escolarização/Alfabetização dos alunos
- Valorização do percurso escolar
- Promover a integração Comunitária de franjas populacionais (Idosos Institucionalizados, população de etnia cigana)
- Combater o isolamento Institucional da População Idosa 
 A Acção decorre de Outubro a Junho com a duração de 6H semanais e é leccionada por voluntários pertencentes à Associação de Reformados de Barrancos, à Associação Barranquenha para o Desenvolvimento e à Câmara Municipal.
No presente ano lectivo a turma é composta por 10 alunos, sendo que 4 são beneficiários de RSI. Destes 1 abandonou em Fevereiro porque foi colocado em CEI+ e a acção decorre em regime diurno.
A integração dos beneficiários de RSI nesta acção verifica-se há já 3 anos e, embora ainda não se tenha conseguido obter a certificação destes alunos os resultados obtidos são positivos, na medida em que desta forma se tem contribuído para a plena integração dos elementos de etnia cigana na comunidade e promovido a partilha de saberes e experiências entre as franjas populacionais.
Pese embora o sucesso desta experiência o NLI de Barrancos continua a investir na possibilidade de criação de uma turma de Alfabetização, através do seu parceiro da Educação, que permita aos beneficiários obter certificação ao nível do 1ºciclo.
(Testemunho de um Voluntário sobre a sua experiência e a sua opinião sobre o impacto desta acção de Alfabetização para os beneficiários de RSI.)
"É o terceiro ano que faço parte deste projecto de alfabetização de adultos. Tem sido uma experiência enriquecedora para mim, porque também aprendi com eles e com as suas vivências. Por outro lado, foi também gratificante ver como estas pessoas, na maioria idosas, se empenhavam em aprender mais do que a sua experiência de vida já lhe tem ensinado.
Relativamente aos elementos de etnia cigana penso que tem sido bastante positiva a sua integração. Têm sido pessoas responsáveis e assíduas, a maioria das vezes quando faltam trazem uma justificação. A relação com os outros formandos (idosos) é bastante boa e estes preocupam-se com eles quando não comparecem às sessões.
Pode-se afirmar este projecto foi propício ao convívio com outras pessoas, uma vez que, alguns dos formandos são utentes do Lar e assim ao frequentarem o mesmo, mantiveram contacto e convívio com pessoas externas àquela entidade, o que fez com que a rotina fosse quebrada, uma vez que, a maioria pouco sai daquelas instalações. O mesmo acontece com alguns elementos de etnia cigana, que tiveram oportunidade de se integrarem e desenvolver as suas capacidades de aprendizagem.
Resumindo é bom que estas acções continuem para que para além das aprendizagens que façam possam também conviver e sair do isolamento que por vezes se vive.
ass) Maria Celeste Vidinha de Sousa (Professora Reformada) NLI de Barrancos/CDist. Beja"

Sem comentários: