terça-feira, 24 de maio de 2011

Projecto de reintrodução do Lince Ibérico premiado

"Um projecto promovido pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) para recuperar o habitat do lince ibérico em Moura e Barrancos - já aqui referido várias vezes -  foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos seis melhores projectos LIFE - Natureza avaliados em 2010.
Trata-se de uma distinção entre mais de 60 trabalhos no terreno dedicados à protecção da vida selvagem na Europa. O projecto da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), subsidiado pela União Europeia, aponta para a recuperação daquela que já foi uma terra do lince ibérico.
Entre Moura e Barrancos querem que o lince volte a viver, mas para isso é preciso dar-lhe alimento. Ou seja, é necessário manter uma população de coelho bravo o que significa que este projecto de conservação da Liga para a Protecção da Natureza não vive só de ambientalistas tradicionais, como sublinha o coordenador deste trabalho, o biólogo Eduardo Santos.
«Tentamos procurar compatibilizar as medidas de conservação que queremos implementar, a preservação do habitat do lince e do abutre preto e as actividades normais das explorações e das zonas de caça que passam pela actividade sinergética», disse.
Este projecto (acrescenta a notícia) precisou do apoio dos proprietários rurais e dos donos das reservas de caça. Para Eduardo Santos, apesar de nunca ter visto um lince nesta região, é importante criar mais espaço vital para o lince dentro da Península Ibérica.
«Para a sua recuperação não basta aumentar o número de linces, mas também a área de distribuição e áreas de recentes ocorrências, como é o caso dessa região [Moura e Barrancos] e do interior português», afirmou Eduardo Santos.
Este ano, o projecto LIFE de Moura e Barrancos alargou-se à defesa do abutre negro."
Fonte: notícia TSF

Sem comentários: