segunda-feira, 14 de março de 2011

Noudar - derrocada do cubelo sudoeste

Ruiu o cubelo sudoeste da muralha do Castelo de Noudar,  cujas  fissuras estavam sinalizadas e comunicadas há muito pela Câmara Municipal ao ministério da cultura e à delegação do Alentejo do IGESPAR.
As patologias deste cubelo, que tinha sido objecto de  intervenção pouco adequada, por parte dos serviços dos Monumentos Nacionais, no início da década de 80 (Séc. XX), conforme se pode observar na foto, não resistiu à passagem dos anos e aos temporais dos dois últimos anos.
Castelo de Noudar, foto: PNN

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma noticia muito má para inicio de semana... Qual é a entidade ou organismo que tem a obrigação de fazer a sua reconstrução? E também não pode ser executada já, pois com este tempo deve ser complicado, digo eu sem perceber nada da matéria...

Anónimo disse...

A última foto está espectacular Jacinto.

Os meus parabéns.

Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Nota do auror:
A responsabilidade das obras, conforme consta da própria noticia será sempre do IGESPAR.

A foto foi retirada "abusivamente", do site do PNN.

Cpts.
Jacinto Saramago

aeloy disse...

Pois venho sugerir desde já solicitando ao Jacinto que transmita a quem de direito, que a CMB coloque um painel informativo a informar as razões da derrocada (as obras feitas com cimento) e a responsabilidade dessas e quem tem a responsabilidade do restauro, obviamente enviando informação a quem compete.
É que isto ficará assim muito, muito tempo e é bom que se saiba quem é responsável por isso!
António Eloy
PS Recordei algumas das perguntas nos nossos jovens na apresentação do #Portugal Energias Sem-fim# neste momento em que acompanho a desgraça de Fukushima, da nuclear.

romcadur disse...

um povo que não reconhece a sua história é um povo sem identidade.

Noudar(Nodri), aqui está a história mais antiga de Barrancos e se outros não querem nós mesmo que não queramos é o que temos.

Pedir responsabilidades a quem?
Quem a tem não se importa.

Reparar urgentemente?
Com que dinheiro? Dizem os responsáveis cujos departamentos gastam um lil´~ao na aquisição de carros novos, mas que Noudar para eles não lhe diz nada.

Culpados?
Esses Institutos ou melhor as pessoas dos Inst. querem lá saber quém é o culpado.

Por isso e por tudo o mais é necessário o cultivo de actos éticos na politica e fazer como o Marques de Pombal fez, roubou, estafou, aldrabou, Então enforcou e podem ter a serteza que não volta a acontecer.

Noudar diga-se em abono da verdade, está a ser tratado com mais carinho pelos Castellanos do que pelos Portugueses e é pena.

Talvez a EDIA com esses dinheirfos , muitos, do Alqueva e já que tem a Coitadinha uma maravilha possa também fazer aqui em NOUDAR uma intervençaão.