terça-feira, 22 de março de 2011

Limpeza da floresta ou abate de pinheiros?

A Autoridade Florestal Nacional (vg Serviços Florestais) está a proceder ao corte dos pinheiros de uma parcela do Perímetro Florestal de Barrancos. O corte (abate?) começou há já algum tempo, continuando a madeira, ramos e a caruma ainda no terreno. Combustível fértil para o verão?

10 comentários:

Anónimo disse...

um bonito serviço não ha duvidas...

Anónimo disse...

vai ser lindo o verão com todo esse "petroleo" pronto a arder. É o pais que temos e os serviços prestados aos contribuintes de portugal.

Anónimo disse...

Boa Noite.

De facto é uma situação lamentável,e enquanto cidadãos não podemos fechar os olhos. Já denunciei esta situação via email à Quercus.Caso mais alguém queira exprimir a sua opinião, junto desta associação ambiental deixo aqui o email: quercus@quercus.pt

Assi: Jovem à Rasca

romcadur disse...

A Autoridade Nacional Florestal, tem responsabilidades acrescida, uma vez que se trata não só de entidade reguladoras mas também fiscalizadora e a quem se lhe devem pedir responsabilidades, não a ANF mas aos seus responsáveis Directores em primeira mão e levá-los a sentar o rabo no mocho se for caso disso. Neste País como noutros há que ter habitos de responsabilizar as pessoas que prevericam, não as entidades nominais.
Está claro que as associações de defesa do ambiente são aguerridas e levantam o problema, mas não tem capacidade de punição essa só a lei pode atribuir.

farei a denuncia não só a quercus mas a nível de Ministério.

Anónimo disse...

Esta floresta não é do Município? Quem negociou e fiscalizou este processo de abate, alguem deve ter sido, digo eu...

Burro Celestino disse...

Podemos e devemos reclamar a quem de direito, sem dúvidas, mas ao risco de contrariar muita gente, pergunto eu, o que faz a autoridade máxima de Barrancos?
E os nossos sapadores, por acaso não vêm isto, pois é deles que devem partir as primeiras reclamações, deles ou mais propriamente dos seus superiores, a quem eles, de certeza, já devem ter feito um relatório detalhado da situação.
Cumprimentos a todos, e obrigado Jacinto por nos deixar compartir as nossas ideias e desabafo no teu blog.

aeloy disse...

Pois não vejo senão pinhal a ser cortado e acumulado, num local ob+nde certamente virá a ser carregado, ou até já terá sido.
Não vejo, nem nenhuma ilegalidade que deva aborrecer a Quercus, nem nenhuma razão para alarme.
Mas se nos fosse feito um ponto da situação talvez todo este alarmismo fica-se a arder numa pocinha.
António Eloy

Anónimo disse...

Sr. António Eloy, o senhor que é um ecologista, dirija-se ao local e verá melhor que não é bem assim... existem mais zonas nestas condições!

Burro Celestino disse...

Tanto alarmismo Sr. Eloy?!
Pois o ditado diz que um homem prevenido vale por dois, e sendo assim, nunca está a mais alertar para este caso, para que um dia, ninguém possa dizer que não foram avisado.
Cumprimentos.

romcadur disse...

Antes prevenir que curar.

O que se pretende é que seja feita a poda que é natutal mas que também de forma natural seja retirada toda a lenha excedente que será certamente um doce para um incendio que não se deseja e que se lá não estiver não poderá alimenta-lo.

Há aiiiiiinda liberdade de pensamento.