quinta-feira, 31 de março de 2011

expoBARRANCOS 2011 - 1ª Feira do Mato

O Parque de Feiras e Exposições de Barrancos acolhe entre 7 e 10 de Abril, mais uma edição da expoBARRANCOS. Verdadeira montra daquilo que Barrancos e a região têm de melhor, A Grande Feira da Raia conta este ano, para além da V edição da Feira de Presunto e Enchidos de Barrancos, com uma novidade: a I Feira do Mato. Esta iniciativa pretende dar destaque às potencialidades dos recursos silvestres do Mediterrâneo, enquanto motores para o desenvolvimento local e regional.
Presentes, desde sempre, no dia a dia das gentes deste território, recursos como os cogumelos silvestres, as plantas aromáticas e medicinais, a cortiça, frutos silvestres como o medronho, plantas silvestres comestíveis, produtos apícolas e outros ganham actualmente uma nova dimensão; consumidores mais exigentes e mais informados reclamam mais qualidade e inovação, que constituem boas oportunidades de negócio para empresários e produtores.
Além disso, a manutenção da paisagem e a preservação da biodiversidade são em si mesmas factores fundamentais para o desenvolvimento económico, social e ambiental da região.
Desenvolvida no âmbito do Projecto RecurSus, financiado pelo EEA Grants - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a I Feira do Mato contará com espaços de exposição, animação e degustação, mas também lúdicos e de aprendizagem em torno da diversidade de recursos silvestres disponíveis no território, bem como dos usos que lhes estão associados, quer os mais conhecidos e já consolidados, com especial destaque para a gastronomia, cosmética e terapêutica, quer para outros menos conhecidos ou menos estudados.
No âmbito da I Feira do Mato terá lugar, para além de degustações e workshops, a inauguração do Centro de Demonstração e Sensibilização Ambiental criado no âmbito do mesmo Projecto e que pretende ser um espaço de formação de públicos diversos, bem como demonstração de boas práticas de exploração dos espaços agrosilvopastoris.
No Ano Internacional das Florestas, a I Feira do Mato pretende alertar para a necessidade de preservação do montado, apelando à sustentabilidade e multifuncionalidade das explorações através da valorização dos recursos silvestres do Mediterrâneo.
O programa conta com diversas actividades de animação e degustação, mas também lúdicas e pedagógicas e pode ser consultado em:
http://www.cm-barrancos.pt/
Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços de correio electrónico:
expobarrancos2011@gmail.com
cmb.eeagrants@cm-barrancos.pt

Sem comentários: