sábado, 5 de março de 2011

Abutres-pretos de Barrancos já têm ninhos artificiais para reprodução

O Centro de Estudos da Avifauna Ibéria (CEAI) iniciou na semana passada a colocação de ninhos artificiais para abutres-pretos, uma espécie globalmente ameaçada e dada como quase extinta como reprodutora em Portugal. Os ninhos estão a ser colocados na região de Barrancos e os trabalhos deverão estar concluídos nesta semana.
"O objectivo é proporcionar as condições necessárias para que casais reprodutores se venham a reinstalar na região", justifica Alfonso Godino, coordenador das acções relativas ao abutre-preto, no quadro do projecto Life Habitat Lince/Abutre. O recurso a esta solução radica no pressuposto de que os ninhos artificiais podem contribuir para que a espécie volte a reproduzir-se na região. Há pelo menos meio século que "são raros" os registos de casais a nidificarem em território nacional, acentua a organização ambientalista.
O CEAI preparou esta operação após vários meses de trabalho de campo, na identificação dos melhores locais para a instalação dos ninhos artificiais, seguindo o exemplo vindo de Espanha, onde o método já tem, comprovadamente, resultados positivos.
Para se reproduzirem, os abutres-pretos têm requisitos ecológicos muito exigentes. São necessárias extensas manchas de habitat favorável, localizadas em encostas com declives acentuados e suficientemente afastadas de fontes de perturbação humana. Daí a escolha de Barrancos, um território com uma presença humana muito baixa. Além disso, é fundamental a existência de árvores suficientemente sólidas que suportem um ninho que pode pesar mais de 200 quilos.
A experiência espanhola mostra que o número de exemplares de abutres-negros tem vindo a aumentar, assim como a sua área de distribuição. Esta tendência, resultante dos projectos de conservação em curso, representa uma oportunidade para que esta espécie volte a nidificar em território português.
Um dos factores que têm levado ao declínio da espécie em Portugal está associado ao facto de estas aves comerem iscos envenenados que são utilizados pelo homem para eliminar predadores de espécies pecuárias ou cinegéticas (como raposas, lobos e saca-rabos) e animais vítimas de envenenamento.
Fonte: Jornal Público e Naturlink

Sem comentários: