terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A campanha da azeitona

Continua a decorrer a campanha da azeitona no olival barranquenho. Apesar de algum mal-estar entre os olivicultores locais, a entrega da azeitona continua a ser feita, maioritariamente, na Cooperativa Agrícola de Moura em Barrancos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Vamos agurdar o pagamento final da azeitona. Só quero ver, na eventualidade de ser paga pelos valores do ano passado, qual a desculpa da cooperativa... pode ser que este ano seja demasiado boa e não se consiga fazer azeite dela...

Marcos Fretes

romcadur disse...

Porque? Porque temos nós que estar subordinados a uma c ooperativa que para nós pouco representa, pois se até no azeite que tanta publicadade faz, não se ouve o nome de Barrancos e nos próprios rótulos há que por oculos para ler Barrancos.

Não seria altura de os olivicultores de Barrancos se juntarem e fazerem uma cooperativa de Barrancos, essa já existiu, mas os interesses de algumas pessoas que detinham os mesmos interesses em nos doios lado revolveram aderir a cooperativa de Moura, desde ai, desde esse tempo, quantos Barranquenhos foram orgãos directivos da actaul instituição.

Seria bom fazer uma recolha de opinião, é tão fácil constituir uma cooperativa. E depois para comercializar poderia-se optar por Mourão, Reguengos ou até Espanha, pagamento directo.

Anónimo disse...

É vergonhoso ser sócio da Cooperativa! Pagam-nos a azeitona a uma miséria e depois vendem o azeite a preços de ouro, inclusivé aos próprios associados que não tem beneficio nenhum...
Vejam por exemplo, como pode ser que um sócio compre um garrafão de azeite na própria cooperativa mais caro que se fosse comprar o mesmo garrafão numa grande supercifie comercial?!
Porque tudo que é vendido na cooperativa não tem um talão de venda e tem o mesmo preço a quem compra mesmo não sendo sócio? Porque os lucros da cooperativa não são distribuido pelos associados, e sempre que existe um investimento (duvidosos por vezes) tem de ser financiado ou pelos socios ou pelo lucro da campanha? Porque para fazer uma candidatura para o olival por exemplo, deve-se pagar 25€ seja sócio ou não? Porque em Moura a cooperativa emprega e dá de comer a tantas gente, e em Barrancos apenas temos um funcionário que quando está doente ou de férias as intslações têm de fechar? Porque, porque, porque... tantos porque´s que este assunto dava...
Vamos seguir a sugestão do Romão, e vamos fazer a nossa própria cooperativa antes que seja tarde demais...

Anónimo disse...

Barrancos serve muito mal os agricultores ... existem duas entidades em Barrancos, para além da Cooperativa, com condições para dar apoio ao agricultores barranquenhos e em vez disso apenas servem interesses próprios.
Os agricultores tem de deslocar-se a Moura para tratar de assuntos que poderiam ser tratados em Barrancos.
As pessoas não tem voz para falar?
Peçam o livro de Reclamações!!

Um conselho: Quando se dirijam à cooperativa antes de pagarem seja o que for exijam o recibo, um direito que assiste a todos que pagam um serviço.

Anónimo disse...

"existem duas entidades em Barrancos, para além da Cooperativa, com condições para dar apoio ao agricultores barranquenhos" podem-se dizer nomes, penso que o autor deste blogue não irá censurar o comentário por isso, pois é do conhecimento geral.
Na minha opinião, penso também que deveria existir mais inter-ajuda e apoio por parte da própria autarquia local e freguesia, por intermédio do veterinário municipal quiçá, para diversos assuntos desta natureza por vezes desconhecidos para os agricultores (ex. apoios, legislação, guias, licenciamentos, entre outros...)

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo com o anónimo anterior, pois no sentido de ajuda para apoios financeiros para as pequenas explorações são poucos os que conseguem ou sabem da sua existencia ou até de onde recorrer para efectuar a candidatura, só os grandes ou o grupo amigo dos grandes conseguem, vergonhoso!
Rico cada vez mais rico, pobre cada vez mais pobre...

Anónimo disse...

A Associação Barranquenha para o Desenvolvimento dava apoio a estas cenas também porque não perguntar??? As pessoas só falam onde não devem quando é para reclamar e assinar.. tá quieto ó macho.
Força com isso.

Anónimo disse...

A Associação Barranquenha para o Desenvolvimento continua a dar apoio aos agricultores,inclusivé aos que não são sócios. Penso que é de boa fé.
Nesta terra, (desculpem a expressão)há muita dor de cotovelo!

Anónimo disse...

Nesta terra, (desculpem a expressão)há muita dor de cotovelo!

Acha mesmo que sim Sr/Srª anónimo(a)? Pertence á "ellite" é?

Caro leitores, observem por voces proprios clicando no link abaixo, está no próprio site do Ministério da Agricultura, é informação pública mesmo que muitos não queiram...

http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico/GC_pagamentos/GC_pagAnocivil

(procurem por concelho: Barrancos, e se tiverem tempo vejam os diversos anos...)

Anónimo disse...

Bem... o que aqui vai... Meus senhores e senhoras, acho que nao há nada melhor do que antes de falar, saber o que se vai dizer e ver se sabemos do que estamos a falar... Em relação à cooperativa, acho que se estão a exaltar com isso de nos tornarmos independentes de Moura... Vejam só que toda a campanha de azeitona de Barrancos, representa menos quntidade de azeitona do que apenas um dia de Dezembro em Moura... Sem falar nas outras filiais da Cooperativa... Acham que nós produzimos o suficiente para sermos independentes??? Eu acho que não... Em relação aos preços acho que também não se deviam queixar pois graças aos "nuestros hermanos" espanhois que plantaram hectares sem destino de olival aproveitando subsidios comunitarios que nós NÃO APROVEITAMOS fizeram com que a produção de azeite disparasse e a consequente descida dos preços... Lembro que a cooperativa até paga practicamente no momento coisa que outras cooperativas não fazem, senão perguntem a associados de outras cooperativas alentejanas quanto tempo demoram a cobrar... Em relação ao comentário de 8 de janeiro as 20:10 concordo em parte... Acho bem que o ifap coloque lá quem recebe o que, mas achava mais interessante que mostrassem aos cidadãos o que ganham os nossos governantes, administradores de empresas públicas(incluindo premios), autarcas, etc... Não percebo a quem se dirige qunando fala de elite, Belmiro de Azevedo ou assim?? Fui ver ao link e não vi nada de especial, quem recebe dinheiros do ifap é porque os merece e porque tem direito a eles e fazem aquilo que qualquer um de nós faria... Há gente a rouber bem mais do que isso sem produzir nada e ninguem se rala... Alguem terá que alimentar este país, ou importamos tudo o que consumimos??? Acho que a associação barranquenha poderia ajudar mas será que tem alguem capaz de o fazer?? Não estou a falar mal de quem lá trabalha, longe disso mas acho que para poder ajudar só um agronomo bem informado o pode fazer e mesmo esses as vezes tem dificuldade em o fazer... Pensem nisto... Cumprimentos...