segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lince que esteve em Barrancos no início do ano foi encontrado morto

De acordo com a notícia on line do jornal “Público”, que abaixo parcialmente se transcreve, um lince que “andou por Barrancos, a reconhecer terreno” – Parque Natureza de Noudar (?) - no início do ano, foi encontrado morto este sábado, no Parque Doñana, Andaluzia:
Caribú, o lince-ibérico de cinco anos que em Janeiro passou a fronteira espanhola e esteve em Moura-Barrancos, foi ontem encontrado morto perto do Parque Nacional de Doñana.


O cadáver do animal foi localizado sábado de manhã, dia 18, informaram os técnicos da Consejería de Meio Ambiente da Andaluzia.
Em Dezembro de 2008 foi um dos linces transferidos da Serra Morena para reforçar a população de Doñana. Graças a um emissor de GPS colocado no animal, os técnicos descobriram que Caribú fazia grandes deslocações para Norte.
A 27 de Janeiro, as autoridades espanholas contactaram o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), comunicando que o lince tinha entrado em território português, na zona de Barrancos, onde ficou durante três dias. Foi uma confirmação rara de que animais desta espécie ameaçada de extinção atravessam a fronteira.
A zona onde esteve Caribú, Barrancos, junto à fronteira com a Extremadura espanhola, é uma das zonas de Portugal seleccionadas para a reintrodução de lince-ibérico, estando no terreno programas de gestão do habitat. A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) terminou a 31 de Dezembro de 2009 um projecto onde, durante três anos, procurou recuperar e conservar os habitats favoráveis à presença de lince em Moura-Barrancos. A LPN considera os resultados “bastante satisfatórios”, com a participação na gestão de cerca de 7700 hectares, colaborando com sete proprietários e gestores públicos e privados daquela região."

2 comentários:

laura sequeira disse...

Só é pena os comentários que vêm no jornal sobre Barrancos e o seu povo.
Um abraço
Laura

Maria Bossa disse...

Realmente só conhecem Barrancos pelas touradas e Zé Maria,e já irrita.Povo Português;cultivem-se antes de abrirem a boca e dizerem asneiras;os barranquenhos são muito mais do isso.Orgulho barranquenho,
até por esta notícia do lince se vê a alma barranquenha é fantástica.