quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Com a desmontagem dos tabuados... esperamos o Natal

Terminaram as Festas de Barrancos 2010.
Os primeiros dias de Setembro são sempre tristes. Ficamos novamente sozinhos. Despedimo-nos, mais uma vez, dos familiares e dos amigos. Voltaremos a encontrar-nos no Natal, à volta do lume, na praça, onde tudo acabou no dia 31 de Agosto e voltará a começar no dia 8 de Dezembro. Para já, começamos hoje a desmontar os tabuados; amanhã faremos a remoção das tábuas, dos madeiros e da areia; depois de amanhã limpamos a praça...
Entretanto, as crianças, sobretudo os rapazes, brincam ao touro, como nós brincamos, como brincaram os nossos pais, como antes deles brincaram os nossos avós,... perpectuando as nossas vivências e transmitindo a nossa cultura,... as nossas tradições.

2 comentários:

Tiago Batista disse...

Do principio ao fim assim é q é parabéns Jacinto por todo trabalho desenvolvido aqui no "estado de Barrancos"
e obrigado pela solidariedade de Blogger, digamos assim....=)

Anónimo disse...

Jacinto, mais uma vez obrigada pela descrição pormenorizada que fez da fêra de Barrancos, do principio ao fim. Este ano, depois de alguns sem ir aí, ainda fui dia 29 à noite e 30. É evidente que está muito diferente das que vivi na minha juventude,(os tempos também são outros e ainda bem) mas deu para matar saudades e rever a família.

Um abraço Laura Sequeira