terça-feira, 20 de julho de 2010

Começou novo curso EFA - Animador/a Sociocultural

Começou ontem, em Barrancos, o curso de educação e formação de adultos (EFA)  de Animador/a Sociocultural, promovido pelo Centro de Formação Profissional de Beja, em parceria com o Município e a Freguesia de Barrancos.
No curso de dupla certificação de Nível Secundário (12º ano e Nível III), participam 16 formandos (apenas dois homens), beneficiários do subsídio social de desemprego e/ou desempregadas à procura de novo emprego, maiores de 23 anos.
De acordo com o catálago nacional de qualificação, o/a Animador/a Sociocultural (ex: na foto) é o/a profissional qualificado/a apto/a a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.
O curso tem a duração de 18 meses. Os subsidiados recebem uma bolsa equivalente ao subsídio de refeição (mais o respectivo subsídio), enquanto que os desempregados à procura de novo emprego auferem uma bolsa formação de cerca de € 350.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que estes sejam aproveitados para fazer a animação dos eventos que se avizinham enquanto o curso decorrer, com a finalidade de os incentivar. O curso é bastante fixe, mas acho que quem os frequenta não tem o perfil indicado, mas pronto o IEFP manda tem que ser, pena é que a selecção ja feita às 3 da tarde. Assim um dos obejectivos com que os mesmos são propóstos nunca se alcançam, apenas se alcança o da renumeração que bastante falta faz.

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião que o anónimo anterior... As formações profissionais não tem tido o sucesso que inicialmente era esperado, muito por culpa de quem selecciona o pessoal que não sabe o que está a fazer, ou então a tentar agradar sabe-se lá a quem, porque para tudo tem de se ter um determinado perfil... e ao contrário do que muita gente julga, a idade é um factor a ter em conta, não podemos apenas olhar para a bolsa mensal que se vai ganhar! Nesta situação de selecção de pessoal para as formações, a entidade que pior faz a selecção é o IEFP (e deveria ser a que mais cumpre os requisitos) mas não, os técnicos de emprego desta entidade, só com o obrigar as pessoas que recebem o subsidio de desemprego ou de inserção a frequentar a formação já se dão por satisfeitos vendo ao mesmo tempo os seus objectivos de avaliação interna cumpridos obtendo assim uma boa nota, depois nas formações é o que se vê...

Maria Galhoz disse...

Neste país que se chama Portugal,trabalha-se para as estatísticas , o que já é alguma coisa, no mundo virtual encabeçamos a lista dos países europeus, mas se voltarmos ao mundo real as coisas são bem diferentes,não acham?