quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paróquia de Barrancos cancela procissão das velas de 12 de Maio

A paróquia de Barrancos cancelou a procissão das velas, prevista para esta noite. A procissão das velas, que tradicionalmente decorre a 12 de Maio, por volta das 21h00, foi este ano adiada para a noite do dia 15, sábado. Segundo a informação chegada ao estado de Barrancos, este adiamento não se deve à instabilidade climatérica, mas a atrasos na preparação do cortejo religioso, por motivos da visita papal.

27 comentários:

Anónimo disse...

Acho mal!
Se supõe que as tradições são para cumprir! TODAS!
O pápa nem sequer vem cá por isso também não compreendo o atraso!
Enfim... ELAS lá...

Maria Susana Pulido Mira disse...

Nunca tive hábito de escrever, nem responder a estes comentários, mas hoje achei que devia.
Como habitualmente vou á missa, escutei o Sr.Padre Leonardo informar na missa do dia 2 de Maio que pelo facto da visita do Santo Padre a Portugal, ele teria de estar em Fátima(O Santo Padre é o Chefe da Igreja Católica), e como tal todo o Clero tem de lá estar(é obvio!).
A Procissão das Velas não me parece uma questão de tradição mas de fé!!
Susana Pulido Mira

Anónimo disse...

parece que a intervenção susana é muito pertinente.Ela conseguiu transmitir a diferença entre FÉ e tradição.Senhor anónimo não confunda nem julgue.Não acenda o rastrilho acusando os outros sem fundamento.

Anónimo disse...

Pois a fé diz que a procissão é todos os anos dia 12 a noite, uma procissão dia 15 não faz sentido...

Anónimo disse...

Cada vez que aparece uma notícia sobre a” igreja” aparece a polémica…
A sorte é que já não existem os autos de fé.

Kiko bergano

Anónimo disse...

Bom Dia
Não há autos de fé?! Então e as expulsões da comunidade?
Outra coisa que também há, um pouco por todo o lado e entre nós: Mofinas Mendes.
Saludos barranquenhos.

Anónimo disse...

Caro anonimo das 09.11 o que entendes tu sobre Fé?

Anónimo disse...

é vergonhoso ao estado que a igreja tem chegado... antes servia de ajuda/refugio dos pobres, hoje o vaticano é o Estado mais rico do mundo guardando tudo para eles e para os seus luxos!
Aqui em Barrancos, na minha modesta opinião, penso que há pessoas que "fazem mal" à igreja, e a estas pessoas, que por respeito não vou dizer os nomes, não se esqueçam do que disse Bento XVI quando chegou a território nacional ainda no interior do avião: "o problema não vem de fora, vem de dentro da própria Igreja..." pensem nistos e nas vossas atitudes, lembrem-se quando o povo era unido pela fé...

Anónimo disse...

Amigo kiko,ñ são só as noticias da igreja k dão polémicas, são todas as noticias, pois somos um povo de criticos, e é das polémicas que gostamos, senão for a igreja, encontra-se outra coisa, mas sempre há de haver polémicas,(a ultima foi a da caravana do benfica)
Saudações a todos.

Anónimo disse...

É verdade k de fé percebo pouco ou nada, sou católico não praticante, fiz a 1ª comunhão e fiquei por ai.
Mas sei que o ser humano ñ é perfeito e que todos pecamos, e pelo visto voçé têm se esquecido k ultimamente a igreja no mundo tem sido falada pelos piores motivos.
Voltando a nossa igreja, quem está a frente dela são seres humanos k só olham para os interesses delas, pois a maoria da população de Barrancos queria e teria agradecido a procissão no dia 12 de Maio, dia que lhe pertence, e não dia 15, mas estas pessoas puseram os interesses delas primeiro que os do povo, como tal também pecaram e com a desculpa da fé esqueceram o zé povinho...

Anónimo disse...

concordo anónimo das 14:14 :P
o proximo slogan das t.shirt em barrancos "terra pequena de grandes criticões".LOOOOOOL

acho bastante engraçado anónimos duvidarem da fé de outro anónimos.LOL

E JA agora ninguem viu o miguel cavaco a acompanhar o papa????
o rapaz até apareceu na tv :D

cumprimentos
kiko bergano

Anónimo disse...

As criticas fazem falta e assim vou fazer a minha!
Em minha opinião e estou a falar apenas da "Igreja" de Barrancos está a afastar os fieis da mesma!!
Hoje para ser padrinho é uma carga de trabalhos então uma pessoa só por não estar casada pela igreja não é uma pessoa onesta ou não tem fé?? Para casar a mesma coisa!! Então pergunto eu antes as pessoas não tinham fé???

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
1 - Interessante o debate acerca da fé, das tradições, do secularismo, dos dogmas, do proselitismo!...

2 - Comentário a comentário do anónimo de 13/05-18h00: A Igreja, como todas as associações religiosas (e seitas), tem regras, e como tal, quem for seguidor (neste caso católico), terá de submeter-se a elas.

Ainda mais explicito: na Igreja Católica apostólica romana, os divorciados, ainda que recasados, e os não casados pela igreja, estão impedidos de praticar e participar em determinados rituais.

Não esquecer que a Igreja Católica foi e continua a ser ultraconservadora(moral!?), exigindo dos outros aquilo que dispensava para si: "a maior perseguição à Igreja nasce do pecado dentro da Igreja" (Bento XVI dixit)

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Faço uma proposta para a utilização do cine teatro:
Já que o tema religião gera tanto debate em Barrancos, porque não fazer um colóquio tipo pós e contras no cine teatro, para de uma vez por todas por os pontos nos iiiis, quanto a este tema.
O Colóquio poderia chamar-se:
“A Igreja católica na comunidade Barranquenha.”
1º Será que os católicos, dito praticantes de Barrancos, vulgo seita ou o próprio clero, teriam a coragem de ir defender os seus ideais ultraconservadores fora dos “muros” da Igreja?
2º Será que os blogistas que criticam a Igreja barranquenha a encoberto do anonimato dos blogs teriam coragem de ir defender as suas ideias laicas, ideias não tão conservadoras ou tem medo de dar a cara perante a seita?

O autor deste blog como sociólogo certamente daria um bom moderador para o evento.

Anónimo disse...

Bem , que eu saiba ainda não houve explusões da comunidade....
Simplesmente foram "convidadas a sair"! Ja,ja,ja,ja...

Anónimo disse...

Contra o meu primeiro instinto que me gritava para não participar desta discussão, a impetuosidade falou mais alto e então aqui vai:

1º - É certo que a igreja católica, como qualquer organização feita por Homens(incluindo a forma mais basica e primordial de organização que é a família), está longe de ser perfeita.
2º - Pese embora o facto aludido no 1º ponto, ninguém poderá por em causa, sob pena de ser catalogado imediatamente de ignorante, que a igreja católica, com os seus "modestos" 2000 anos de existência (mais coisa, menos coisa), é responsável por grande parte dos princípios culturais e morais que moldaram as chamadas sociedades ocidentais e que tornou abstracismos como a piedade, a misericórdia, a comiseração pelo próximo, a solidariedade e mesmo os direitos humanos, realidades palpáveis e com a dimensão que todos hoje conhecemos.
3º - Os pecados que hoje se apontam à igreja católica não são mais nem menos graves do que aqueles que sempre lhe foram apontados ao longo dos tempos e não são esses pecados que afastam a enorme dimensão social e pastoral da igreja, sendo que, volto a lembrar, a mesma é feita por e de Homens (neste ponto aproveito para lembrar a parábola da ovelha negra...).
4º - A fé é maior que a igreja...
5º - O papa é apenas um homem...
6º - A visita do Pescador ao nosso país não podia, quanto a mim, ser mais oportuna, pois só quem esteve frente ao mesmo e ouviu as suas palavras é que poderá perceber que a mensagem de esperança que Bento XVI trouxe é inestimável. António Lobo Antunes Chamou a um livro seu "Que farei quando tudo arde?". Eu humildemente respondo: nada, a não ser ter esperança que tudo se recomponha. A esperança é uma parte dimensional do espírito humano que não pode nunca ser descurada. Sem esperança não existe vida. Nunca se esqueçam disso!
7º - Aconselho vivamente os críticos da igreja a estudarem melhor a sua história e intervenção junto dos mais desfavorecidos. Pode ser que mudem de opinião.

Cumprimentos.

Marcos Fretes

Vânia Reganha disse...

Em Barrancos como noutras localidades e procisão não se realizou no dia 12 pelos motivos jà explicados no post, numas realizou-se antes e noutras, como é o caso de Barrancos depois do dia "oficial". Em realção ao resto dos comentários!?.
Simplesmente sem comentários.
Cpts Barranquenhos, porque parecem que a moda pegou, o que me deixou feliz.... eheheh
Vânia Reganha

Anónimo disse...

lanço aqui um desafiu, quem tiver contra esta mudança não vá à procisão e vá ao circo (sempre ajuda alguém...)!!!

romcadur disse...

E ainda "a procisão vai no adro", porque criticar o que os outros fazem de livre vontade e acreditando naquilo que seguem?

Haja um pouco de respeito por nós e pelos outros.

A Igreja é composta por pessoas e em Barrancos como em toda`a parte há quem siga o dogma e quem não siga, isso eu não tenho o direito de impedir.

Pertencer ao Benfica, Sporting, Porto ou outro qualquer club, é um bom exemplo para as Igrejas e não é só a Católica há muitas mais que também tem direito a existir e existem.

Por pertencer a um club, não quer com isso dizer que tenho que eliminar todos os outros. Em democracia a minha liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.

Respeito, não quer isso dizer que não se possa discutir sobre isto e sobre tudo o que nos rodeias. Penso, penso eu, que em Portugal não há censura, será melhor viver em armonia do que em comfronto permanente.

Já vai longo o c omentário mas, sempre que se fala em religião ou politica as palavras são poucas.

Que a Igreja cumpra com o que lhe está cometido e que o faça o melhor que enterder. Ela não obriga ninguém como também os clubes de futebol não obrigam.

Paulo Nazaré disse...

Depois da tempestade vem a calma....
Foi a Procissao mais bonita que se recorda nos últimos anos...

Bem Haja a todos que n'Ela participaram...

um Abraço

Paulo Nazaré

Anónimo disse...

Palavras bonitas de um papa que recordo a todos pertenceu a juventude Nazi, mas parece que ninguém se recorda disso ou faz de conta que ñ se recorda...
Neste momento a atituda da igreja está de tal maneira que em vez de chamar a elas mais pessoa, está afastando-las, e só ñ ver quem ñ quer ver, basta pensar em quantos casamentos havia uns anos atrás, e quanto há por esta altura, e cada vez vai havendo menos.
A igreja, como recorda o Marcos, tem 2000 anos, e o problema está ai, ainda age e pensa como há 2000 anos atrás, ñ se adaptou a realidade da sociedade de hoje e ñ faz quaqlquer esforço para isso...
Cumprimentos para todos!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15:54,

Na altura em que o papa pertenceu à juventude hitleriana era obrigatório num país ditatorial como era a Alemanha Nazi, pertencer a essa organização, pelo que Ratzinger não teve escolha. Mas já agora lhe digo, pertenceu também ao exército, do qual desertou assim que teve oportunidade.

Marcos Fretes

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15:54,

Na altura em que o papa pertenceu à juventude hitleriana era obrigatório num país ditatorial como era a Alemanha Nazi, pertencer a essa organização, pelo que Ratzinger não teve escolha. Mas já agora lhe digo, pertenceu também ao exército, do qual desertou assim que teve oportunidade.

Marcos Fretes

Anónimo disse...

Caro Marcos!
E quando encobriu vários crimes de pedofilia atribuidos á igreja, também foi obrigado???
Pois deixe me dizer lhe mais uma coisa, falam tanto em combater a fome e a pobreza no mundo, e k fazem eles? Pouco ou nada, e relembro-lhe que o vaticano é uma das maiores fortunas do mundo, em vez de terem tectos, estatuas e sei lá o que de ouro, podiam aproveitar essa fortuna para pôr em prática as boas palavras que dizem...
Acredito em Deus, pelo menos na sua imagem, mas as pessoas que estão a frente da minha religião(católica) têm cada vez menos credibilidade, meditem nisso.
Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

falando do papa....acho que ha muita coisas escondida por de tras desse homem....que nunca irao ser descobertas devido ao estatuto que possui!(na minha opinião): em relação a fé... as pessoas sao livres de acreditar no que quer que seja.... e tem o DEVER de respeitar as crenças dos outros! eu tbm ja TIVE a minha, deixei de ter porque discordava com muita coisa dita e feita, ou nao feita na igreja...mas nao é por isso que nao respeito quem a tenha....! em relaçao a mudança de horarios da procissao....nao concordo em o pais parar para ir ver o papa....mas acredito que havera pessoas que isso tenha lógica.... mas tambem aposto que as pessoas que estao criticando a a mudança de horario nem a procissão vao....enfim.... diferentes maneiras de ver a fé.....
Inês Santos

Anónimo disse...

Critiquei e fui a procissão, mas digo mais, o que se ouvia no povo é k ninguém deveria ter ido, mas que a santa ñ tinha culpa de nada, e é verdade, a santa de de nada tem culpa, e por isso fui, mas continuo a dizer k estava contra o facto de, como diz a inés, o país parar por causa da visita do papa...
Cumprimentos.

romcadur disse...

A igreja católica conta o tempoo a partir do nascimento de Cristo, tem havio dentro da igreja convulsões de altos e baixos, não falo só na inquisição, das bulas que eram necessárias simplesmente para dar alvará a criação de um novo País, como por exemplo Portugal, mas falo também do tempo em que houve dentro da igreja dois Papas um em Roma e outro em Avignon - França, criando crivagens que ainda hoje são dissonantes dentro da própria igreja.

As cruzadas antes disto tudo foram períodos bastantes flagelantes, mas disto tudo a igreja de hoje não se orgulha, hoje enquadra-se tanto quanto possível na sociedade onde está e cumprindo. isso sim, cumprindo porque a isso é obrigada, as leis dos Países democráticos, com consequência de se não cumprir será punida como outra entidade.
Por tudo isto creio que quem não tem nada a v er com as várias igrejas que democraticamente as deixem em paz, a não ser que elas se tornem perigosas para a sociedade civil.