segunda-feira, 31 de maio de 2010

Barrancos adere ao projecto GUADIANAemREDE

Os 14 municípios portugueses e espanhóis que integram o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – Guadiana Central (AECT) assinaram sexta-feira, dia 28, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba, o acordo de compromisso relativo ao projecto GUADIANAemREDE – Rede de Cooperação Guadiana Central. Para a execução do projecto será efectuado o pedido de financiamento público no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, no Eixo Prioritário 4 – Cooperação e Gestão Conjunta para a Integração Sócio-Económica e Institucional, com um custo estimado de 291 mil euros.
O AECT – Guadiana Central deu os primeiros passos a 7 de Abril de 2009, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba, com os municípios portugueses de Alandroal, Barrancos, Borba, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa, e os espanhóis de Barcarrota, Higuera de Vargas, Oliva de la Frontera, Olivenza, Taliga, Valverde de Leganes e Villanueva del Fresno, aos quais se associaram posteriormente a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Diputacion Provincial de Badajoz.
No dia 21 de Abril de 2009, no Salão Nobre do Município de Oliva de la Frontera, foram aprovados o Convénio e Estatutos do Agrupamento, definindo as áreas prioritárias de actuação.
O AECT tem como objectivo "facilitar e promover a cooperação transfronteiriça, cooperação transeuropeia e a cooperação inter-regional entre os seus membros, exclusivamente, no intuito de reforçar a coesão económica e social no território da União Europeia".

1 comentário:

romcadur disse...

Muitos projectos poderáo sair deste agrupamento, contando para isso com pessas que tem "madeira" para os fazer avançar.

Desde a Fauna, Flora, Turismo, Meios Rodoviários e equidade, etc, são muitos, muitos e muitos; Haja de parte a parte a vontade e o saber.

Parabens ao Agrupamento.