domingo, 16 de maio de 2010

As sociedades da praça de Barrancos

Na Vila de Barrancos existem mais de duas dezenas de associações, com os mais variados objectos sociais, entre as quais as colectividades recreativas situadas na Praça da Liberdade: a Sociedade Recreativa e Artística Barranquense (SRAB), também conhecida por Sociedade dos Rapazes ou Sociedade dos Pobres (foto da esquerda) e a Sociedade União Barranquense (SUB), conhecida por Sociedade dos Ricos (foto da direita).

A Sociedade dos Rapazes (SRAB), fundada em 31/05/1919, tem sede própria, reconstruída em 1959, sendo constituída actualmente por sala de entrada, onde se encontra o bilhar, sala de jogos, sala de TV, corredor, área de bar/bufete, cozinha e pequeno logradouro com WC, tudo no  rés-do-chão, por salão amplo em todo o primeiro andar, onde se encontram também duas pequenas salas de apoio à direcção e por um terraço, no segundo andar. 
A Sociedade dos Ricos (SUB), criada em 10/10/1942 tem sede no rés-do-chão do edifício arrendado, composto por sala de entrada, salão de jogos com bilhar, sala de TV, área de bar/bufete, cozinha e logradouro onde se encontram os WC e um anexo de apoio.
Nenhuma destas duas colectividades teve ou tem qualquer actividade cultural, recreativa ou desportiva, "dedicando-se"  em exclusivo à exploração de bar/bufete para os seus associados.
Nesta data, os bares/bufetes das sociedades são explorados, em regime de concessão, pela Fátima Damião (SRAB), desde 1 de Agosto de 2009 e pelo António Garcia Damião (SUB), desde há cerca de três anos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, JS e visitantes, em especial para os barranquenhos.

Esta notícia, transporta-me à infância, aos sábados e domingos.

Tenho eu 7-8 anitos e estou sentado na sala da TV da Sociedade dos Rapazes. Junto a mim, outros rapazes da mesma idade. A sala está cheia. Todos em silêncio. De vez em quando ouvem-se umas palmas - alguém a chamar o contínuo (Tio Florio?!) para um copo, ou um café.

Como eu, era na sociedade que muitos outros rapazes da geração de 50 e 60 viram pela primeira vez televisão. Antes da televisão era o rádio...

Como as televisões eram luxos, que a esmagadora maioria não tinha, era nas sociedades e no café do "Zacarias", que a viamos e, já um pouco mais grandote, tomavamos os primeiros copos...

Ah, a idade faz-nos nostálgicos, com saudades ou sem ela.

Bem haja, a todos.
Cumprimentos.

romcadur disse...

Bem dito,nunhuma delas tem actividade cultural ou mesmo recreativa.
È difícil motivar os sócios estes sócios para qualquer actividade deste género.
A primeira coisa que se diz e, lá vem este com estas ideias malucas, julgando que sabe mais que nós que estamos aqui todos os dias.

Mas se nada se fizer, se der-mos ouvidos a esssas pessoas, então continuaremos com dois polos culturalmente mortos.
Façam nem que seja campionato de "tuti" "sueca" "sobe e desce" "dominó" e muitos outros jogos de entrer e de levar as pessoas a gostarem de ai estar.

Quando rapaz, com l6 anitos, pertenci a uma comissão que foi eleita junto da direcção da SRAB que tinha por objectivo fazer os bailes no salão e organizar as festas, isto nos anos 1962/1963 e dinamizamos nesse tempo a juventude, alguma coisa foi feita.

Querer é poder e pensar que se pode
fazer sempre algo é sinal que se está vivo.

Anónimo disse...

É de realçar, a falta de vontade dos jovens barranquenhos para com estas colectividades que cada vez mais vai morrendo de dia para dia.
Já passei por a experiençia de pertençer á direcção da S.U.B. em 2007, e posso dizer que adorei e voltaria a repetir assim que possivel, embora o destino me tenha levado por questões profissionais a sair da minha terra natal, fica aqui um "até já", esperando algum dia vir a pertencer novamente a uma grande equipa que foi e será a direcção de qualquer colectividade em barrancos.

Já agora vou deixar aqui uma ideia para a recente direcção da S.U.B. se possivel realizarem o 2ºTorneio de Bilhar dando continuidade ao 1º Torneio realizado em 2007 no qual houve trofeu para os 3 primeiros.

Fica aqui a classificação do 1ºTorneio de Bilhar da S.U.B.:

1.º - Cândido Ramos

2.º - João Miguel Ramos

3.º - Francisco "fandango"


Cumprimentos Barranquenhos

Vitor Marcelo

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Caro Vitor, aqui fica o apelo. vamos ver se tem acolhimento.
Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Caro Vitor, como bem sabes a direcção actual da SUB já leva 5anos à frente da colectividade, e atenção que ao contrário do que muitos pensam é composta por uma equipa jovem e dinâmica que bastante bem tem sabido gerir e dinamizar a associação, talvez se os sócios cooperassem mais em vez de tanto criticarem seria melhor e mais fácil para todos...