quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

As Zambombas de Barrancos na Antena 1

No programa Viva a Música da Antena Um, esta quinta-feira, dia 10, às 15h12, vamos ouvir, entre outras outros instrumentos, a Zambomba de Mestre José Gavino.

Armando Carvalhêda recebe no palco da rádio Antena 1, José Barros e Navegante para cantar o Natal e apresentar o novo disco que acabam de editar, onde recriam os ambientes quase esquecidos das  povoações rurais.

De acordo com a notícia da Antena 1, "em muitas povoações deste país a epoca é de rituais e aspectos culturais relevantes que ainda não se perderam; tocam-se os instrumentos tradicionais - a sarronca [Zambomba barranquenha] por exemplo ..."

Foi no sentido de recriar estes ambientes quase esquecidos, que José Barros e os Navegante avançaram para o disco que acabam de editar e apresentam esta quinta-feira, dia 10, no palco da rádio Antena 1.



O disco amanhã apresentado conta com a participação especial do mestre Zé Gavino, com o seu grupo de Zambombas de Barrancos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi o programa da Antena 1 e lamentavelmente não deram a palavra ao mestre Zé Gavino. Em vez de zambombas chamaram-lhe sarroncas, incluindo o autor do trabalho, José Barros.

Jacinto Saramago disse...

Tem razão o anónimo. Infelizmente há alguma ignorância em relação ao nome do instrumento. Sarroncas é o nome pelo qual conhecem as zambombas. Compete-nos a nós, barranquenhos, instruir estes artistas começando por divulgar as nossas zambombas. O Encontro de Zambombas do dia 24/12, no qual estará presente o mestre Zé Gavino, pode ser um bom começo, aproveitando a equipa de filmagens que vai estar presente para um documentário sobre o Natal Barranquenho.

Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Ontem a noite estive no jantar de curso da licenciatura de protecção civil com trocas de prendas e a minha prenda foi uma minitura de zambomba por forma a divulgar o instrumento, todos adoraram a prenda mas só levei uma e muito muito pequenina.
Tenho outro exemplar que posso mostrar e que os nossos artesãos locais podem produzir para oferecer, eu achei que se temos montes de lembranças de viagens feita a Cuba, México, Madeira e Nazaré (eu tenho oferecidas por amigos que conste que nunca andei por essas bandas, mas o facto de as ter deu-me a ideia de eu fazer o mesmo com um objecto típico daqui)foi o que fiz, por sorte caiu em boas mãos e adoraram e eu fiquei toda orgulhosa por levar uma coisa original e da minha TERRA.
Vâia Reganha

Jacinto Saramago disse...

Olá Vânia
Neste Natal o importante era tocar a Zambomba, revivendo as nossas tradições, que estão a desaparecer.
O I Encontro de Zambombas de Barrancos, "marcado" para as 18h00 do dia 24, é um bom começo.
Mais, espero que divulguem, na tarde e noite do dia 24 vai estar em Barrancos uma equipa de filmagens para fazer um documentário sobre as nossas tradições Natalícias, em especial as Zambombas e as canções que aqui já foram publicadas.
Vamos colaborar e comparecer na Praça, às 17h30 do dia 24, com a Zambomba!

Ah, Vânia, vai buhscá lenha para a praça se não te mahscarram....


Áté já.
Jacinto Saramago

VâniaReganha disse...

Jacinto,
se tu fores buscar lenha telefona-me que eu vou decerteza, em relação ao evento da praça já está marcado e devidamente divulgado pelo circulo de amigos mais próximos.
Lá estaremos se deus quizer.
Vânia

Jacinto Saramago disse...

Vània
Deixo à tua consideração a marcação de um dia, da próxima semana, para buscar lenha (entre as 16-19hora). Junta um grupo daí que eu, com mais um grupo daquí, iremos tentar reviver os tempos de juventude, cantando pelas ruas.

Estou à espera.
Jacinto Saramago

Teixeira correia disse...

Olá amigos barranquenhos, chamo-me Teixeira Correia, jornalista da Voz da Planície (Beja) e do Jornal de Notícias (JN), e queria fazer um trabalho para publicar no dia 24de Dezembro sobre as zambombas.
Há alguem que me arranje, urgente, o contacto do Mestre Zé Gavino.
Obrigado.

PS: Contra o que é habitual o trabalho da Antena 1 sovbre as zambombas foi muito mau.

Jacinto Saramago disse...

Caro Teixeira Correia. O contacto do mestre Zè Gavino foi enviado para o seu mail da rádio Voz da Planicie.

Esperamos por sí, para uma boa reportagem.

Cpts.

Jacinto Saramago