domingo, 22 de novembro de 2009

A zambomba de Barrancos

A cerca de 30 dias para o Natal é tempo de começar a preparar a Zambomba, para tocar à volta do Lume da Praça. Pode de ser pele de coelho, de lata com cortiça e cordas,... podem ser com as da foto... O que interessa é ter Zambomba na noite de 24 de Dezembro.
.



12 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Jacinto Saramago!
Em primeiro lugar parabéns pelas notícias que vai dando da nossa Terra. Para quem está longe, sabem muito bem!
Gostava de comprar uma zambomba como a da foto. Sabe dizer-me onde são vendidas?
Felicidades.
MA

Jacinto Saramago disse...

Cara MA.
Tentarei ser mais preciso durante a semana, mas estas zambombas estavam à venda na BarranC'arte (uma empresa de inserção que funciona na ex-escola de baixo, junto aos BVB). No Posto de Turismo de Barrancos e na Papelaria Branquinho's, também estaviram à venda em 2008.
Até já.
Jacinto Saramago

romcadur@gmail.com disse...

Como simbolo de união da familia é assim que sempre vi este rudimentar instrumento da tradição dos povos, que não é só de Barrancos.

A haste (de cana, "canaboria" ou até de ferro/plástico)que lhe transmite e dá a ressonancia da mão a correr por ela, para mim ela significa mais que uma vara, é o simbola da união entre a família, a união entre a vara e a pele que uma sem a outra nada são; Assim também nós sem a família.

O artista barranquenho "Mestre José M. Gavino executa hoje autenticas obras de arte deste instrumento que já é tão popular que faz parte de alguns conjuntos de musica popular e tem a particularidade de não necessitar de água para a mão deslisar na cana.

È caso para dizer "O QUE É POPULAR É BOM"

Jacinto Saramago disse...

Obg. Romão.
O Mestre José Gavino é um artista, desde a Pirogrivura à Zambomba, passando pelo acórdeão.
É sempre um prazer ouvir a zambomba tocada pelo Mestre José Gavino. Espero encontrá-lo este Natal, com a sua boa-disposição e o Zambombeo, na praça à volta do lume, nas sociedades, nas ruas...
Ah, e já me esquecia: espero que o Romão faça uma zambomba para este Natal!
Cpts.
Jacinto Saramago

Tói Guerreiro disse...

Caro Jacinto!
Antes demais,gostaria que o teu blogue,fosse participado por gente indentificada,presumo que a maioria serão barranquenhos ou descendentes.Porquê o anonimato?
Não entendo.Porque muitas vezes é sinónimo de cobardia...!
Relativamente às zambombas,são efectivamente um complemento de união de toda a comunidade barranquenha.Entretanto verifico,desde alguns natais,que este instrumento tradicional,escasseia,assim como os cãnticos e a envolvente do espírito natalício.
Esperamos,que a rapaziada reavive,o nosso Natal,e adapte os tempos,às nossa tradições.
Como TERRA ÚNICA!
Vamos reforçar e participar no nosso Natal,porque também é ÚNICO!

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Deste que na praça começaram a meter músicas de CD's nunca mais o Natal foi o mesmo e a pessoal até fica inibido.
Este ano que não se ponha música e se incentive os canticos com as zambombas.

Jacinto Saramago disse...

Uma boa sugestão do anónimo das 9:32, mas é preciso que os nossos conterrâneos "saquem" a zambomba de casa e se juntem à volta do lume, com o zambombeo que há anos desapareceu.
Vamos esperar a noite de 24. Até lá, vamos fazer zambombas.
Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Que fixe são essas noites, mas é uma raridade encontrar alguém que queira cantar, eu todos os anos levo uma para o Almoço dos bombeiros feita de lata de 25litros mal posso com ela, mas só toca nesse dia nos outros ninguém me acompanha além disso, também faço parte do leque que fica inibida com a música pois canto mal, e para me fazer ouvir tenho que berrar não sou capaz de competir com os artistas do amigo zé e seus Cd's. Mas vou tentar arranjar um grupo de amigas daquelas que nunca falham e com a minha zambomba (como diria o tony carreira em versão instrumental Barranquenha)iremos para lá.
Ps: Há uma senhora que canta muito bem e que todos os anos tráz uma zambomba muito pequena, agora não me recordo o nome mas sei bem quem é tenho a imagem dela na minha cabeça, se a vejo no dia 08 de Dezembro vou marcar com ela, essa não falha decerteza tem repichuche.
Cpts e até lá
Vânia Reganha

romcadur@gmail.com disse...

Ola Jacinto
È sempre bom falarmos um pouco e ainda melhor quando não e em trabalho, que também faz falta.

Na Universidade Senior onde estou há 3 anos, há uma classe de guitarra campança que como sabes é tocada também em grupo e cantando ao mesmo tempo, disto fazem juz dois personagem, Mestre Manuel Bento de 86 anose Pedro Mestre, mas o interessante é que naquelas aulas consegui entroduzir canções do Natal de Barrancos. Sabes uma coisa , dos doz alunos e o professor todos ficaram encantados,E esta Heim.
A minha zambmba já está feita

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão:
Não sei é o mesmo, julgo que sim, mas o Pedro Mestre (da viola campaniça) está ligado a um projecto de recuperação e revitalizaçao do Tamborileiro (bibo),a promover em conjunto entre a associação Pédexumbo e a CMB.
Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Jacinto, porque não abrimos aqui uma especie de encontro marcado, para o dia do natal com a zambomba na praça, os leitores que aqui passem registavam o nome em como se iam juntar ao grupo, e depois o que não comparece-se era mascarrado (ehehe, acho que antigamente isto fazia-se a quem não levava lenha, agora pode ser adaptado a quem não leve zambomba) acho que era engraçado, e as pessoas como compromisso iam sentir a necessidade de ir uma vez que já tinham dado o nome.
Que achas?
Vânia Reganha

Jacinto Saramago disse...

Olá Vânia, registo a tua proposta e aqui fica uma informação:

Foi proposto pela CMB/EBI aos alunos da escola (pré-escolar e 1º ciclo), "como trabalho de casa", para preparar uma zambomba e, acompanhados pelos pais, viessem todos tocar à volta do lume da praça, no dia 24, pelas 18h.
Haverá uma surpresa para os "tocadores de zambomba".


Cpts.

Jacinto Saramago