quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O prolongamento dos Bairros dos Espanhóis: ontem e hoje (Actualizado)

Zona designada de "Prolongamento do Bairro do Ferragial da Rua de Angola", actualmente um dos principais de acesso à EBI de Barrancos.



Traseiras da Rua de Angola, em 1993...
.
.
.... e na actualidade. Novembro 2009 A

ctual artéria

Pormenor do Bairro conhecido  como "dos Espanhóis".  Acessos Celeiros/EBI. Novembro 2009

15 comentários:

AnaC. disse...

Olá:
Gosto sempre de vêr as fotos que publica do antes e do agora da nossa terra, mas esta por ser da "minha/nossa zona" gostei particularmente.

Aproveito para deixar aqui os meus parabéns pelo blog.

Cpts.

Anónimo disse...

Na foto reconhecemos as melhorias e o crescimento/desenvolvimento do nosso querido bairro e por conseguinte de Barrancos. Mas Jacinto temos que tratar do cheiro que há nesta zona derivado de quintais cujas as condições de higiene não são as melhores sim porque quem ainda não reparou no quintal com cabras que deitam um cheiro que não se pode e ao que parece ninguém faz nada. Queixamo-nos do cheiro entre nós mas não há acção, a ti não te encomoda?

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo das 9:35:
Estou um pouco mais afastado e até agora não tenho sentido cheiros.
Sem desvalorizar o comentário, que merece atenção, esclareço que gosto de ver as cabras naquela sítio. Mas atenção! Neste bairro há sim um problema grave: os cães que passam a noite toda a ladrar (parece uma matilha!). Isto sim é um problema que me preocupa, e que merece reparos.
Cpts.

Jacinto Saramago

O Fiscal... disse...

Por falta de elementos com formação na área da fiscalização municipal que não seja, já fazia bem falta uma equipa para por no terreno...

Regulamento Geral do Ruido
Decreto Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro
Art.24.º (Ruido de vizinhança)

Lei n.º11/87, de 07 de Abril
Componentes ambientais humanas
Art.21.º(Poluição)

Atento,
V.M. cmtavira

Anónimo disse...

txiiiiii com 5 anitos la andava eu por esses lados a brincar :D
so tenho pena de uma coisa...terem acabado com o mini jardim que existia na parte de cima!! seria bom para as crianças, pelo menos nao ficavam todo o dia a olhar para um pc ou televisao.

kiko beneno

AnaC. disse...

Olá!

Concordo com o Kiko, já lá vão uns anitos que a "parte de cima" do bairro deixou de ser o que era.
Todos aqueles que brincámos naquele parque temos recordações fantásticas das tardes bem passadas entre amigos a jogar ao mata, ao futbol, ao elástico, ao touro, ás escondidas, dos lanches e bailes da Santa Cruz (de fazer inveja ás outras ruas),etc...
Dá-me muita pena olhar pela janela um dia e outro e não vêr nenhuma criança a brincar no "parque".

Hoje sou mãe e gostava que a minha filha, os filhos e netos dos meus vizinhos tivessem um pouco daquilo que nós tivemos, mas para isso seria necessário arranjar o parque.
Afinal se queremos que as nossas crianças vão brincar para a rua, temos que lhe dar as devidas condições, não é?

Cpts.

Vânia Reganha disse...

Não resisto a comentar este post, o mesmo que a Ana C. também brinquei naquela zona e bastantes "perrerias" faziamos, andavamos de bici imitando o verano azul eheheh, iamos andar de baloiço (bater ferro) lol, que belos tempos, ao olhar para trás vejo o quanto fomos crianças felizes.... que saudades.. Eu ainda hoje com as desculpas dos mmais pequenos da família ainda brinco ao touro, ao elástico e á macaca mas eles não sabem brincar, não veem interesse e rapido de fartam, fico mais triste eu que eles... que pena de escrever isto ,mas será que são os sintomas da velhice elelele ?
Vânia Reganha

Jacinto Saramago disse...

Cara Vânia e AnaC.:
As crianças de hoje em dia não têm tempo para brincar! Sem fazer qualquer juízo valorativo, já comparaste o horário de estudo/alukas de uma criança com a dos seus pais? Hoje em dia, com as "aulas a tempo inteiro", uma criança do 1º ciclo (1º ao 4º ano) entra nas aulas ás 8h30-9h00 e só sai às 17h30. Em contrapartida, os seus pais, começam o trabalho por volta das 8h00-9h00 e terminam às 17h00!

Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Jacinto, gostei da ironia com que nos respondestes.
Em Barrancos os miúdos não tem tempo para brincar eheheh demais,...
Sempre grata
Vânia

Jacinto Saramago disse...

Vânia: Não é ironia é a realidade.
Jacinto Saramago

AnaC. disse...

Na minha opinião é que, sendo muito ou pouco o tempo disponivel, só é gasto em vêr tv, videoconsolas de ultima geração e pc e não em brincadeiras de rua tal como já referimos anteriormente.
Ou não acham que têm passado tempo demais a vêr (por exemplo) os "morangos com açucar-série 1;2;3;4..."etc?

Vânia, a mim me aconteceu organizar uma excursão (num atl) á Isla Mágica e incentivar a cantarmos umas canções de forma a tornar mais divertida a viagem, qual não foi o meu espanto quando descobri que nenhuma das crianças sabia nenhuma das canções que nós cantavamos quando faziamos excursões, tais como a do "caracol", a da pipa, a do castelo, etc...
Achei muito triste as nossas crianças não saberem nem cantar as nossas canções de Natal tadicionais, assim, é obvio que cada vez haverá menos gente a cantar no lume da praça...

Bem, nessa tal excursão acabámos por entoar todos em conjunto e com alegria da parte da miudagem a banda sonora da telenovela de moda daquele momento! :( Triste, muito triste!

Vânia Reganha disse...

Jacinto, parece-me que a mensagem não passou como se pretendia. Eu falo das recordações daqueles dias e tardes e até noites passadas a brincar no bairro dos espanhóis com as mais diversas brincadeiras e imitações da TV. Falo da nostalgia que isso nos trás e de como fomos crianças felizes naquela zona de Barrancos, que com cheiro ou não, tem evoluído bastante, a nível de construção está muito bonito tudo limpo alcatroado etc…no entanto falta a beleza das crianças na rua etc… mas que não é um problema só do Bairro é de todas as zonas de nuetros pueblo e do País no geral. São outros tempos, se é por haver tempo para brincar ou não, continuo a não concordar com a tua observação mas um dia teremos oportunidade de falar pessoalmente do assunto e mesmo não mudando de opinião podes ficar a conhecer o meu ponto de vista do não concordar.
Cumprimentos e sucesso, para o blog.
Vânia Reganha

Anónimo disse...

relativamente ao anónimo que se queixa dos cheiros nos quintais, parece-me que as pessoas de hoje em dia tenhem-se voltado bastante (finas) ou (esquisitas) que eu saiba antigamente porta sim porta não havia uma casa com burros e cavalos que era o meio de transporte na altura e ninguém se queixava, afinal as pessoas não se dicidem umas vezes defedem tanto os tempos de antigamente e outras vezes!!!!Será que preferem a poluição dos carros e o barulho dos mesmo, daqui pouco tambem vão pedir carros silenciosos!!!!Enfim cada um temos a nossa opnião para isso existe a democracia...Em relação a essas cabras nesse quintal penso que será a forma das crinças do bairro saberem o que são esses bichinhos!!!!!!!!! uma vez que hoje em dia só sabem brincar com pc. Tambem tenho conhecimento que esses cheiros não são TOXICOS.
um abraço

Anónimo disse...

Essa rua já não se encontra no mesmo estado, neste preciso momento está lastimável, com pedras soltas do tamanho de um telemovel sem exagero algum... os carros dos moradores que ai se encontram estacionados estão atretas a sofrerem uma móça, ou vidro partido por pedrada de outro veiculo, como é a seguir, quem o responsável e quem paga o arranjo?!

Jacinto Saramago disse...

Confirmo. As chuvadas deste inverno degredaram o pavimento, neste momento a precisar de obras.
Já informei a CMB, que me assegurou qu, brevemente, irá proceder à reparação da rua.
Cpts.
Jacinto Saramago