domingo, 8 de novembro de 2009

Novo quartel-sede para os BVB avança brevemente

As obras de construção do novo quartel dos BVB, adjudicadas à empresa OBRÉVORA, pelo valor de € 816.678,80, poderão ter início até ao final de 2009. Entretanto, a direcção da associação dos BVB aguarda a celebração da assinatura do contrato de financiamento por parte do gestor do Programa Operacional Temático de Valorização do Património, no âmbito do QREN (POVT) e do licenciamento municipal, que deverá ocorrer numa da próximas reuniões da CMB.
O novo quartel dos BVB, a construir num terreno cedido pelo Município de Barrancos, inclui um heliporto, e deverá estar concluído em Dezembro 2010.

5 comentários:

AC.Marcelo disse...

Esta obra só é possível porque o Eng. Canudo Sena empenhou-se para isso acontecer.
Mas cuidado, a associação não tem o direito de se endividar para fazer frente à parte não financiada da dita obra, pois esta divida pode pôr em causa a sustentabilidade da própria associação.

AC.Marcelo.

Jacinto Saramago disse...

Caro Marcelo:

Em relação a este assunto permite-me a seguinte observação, sem fundamentalismos e relativizando a componente política do caso, que ficou esgotada em Outubro passado:

O eng. Canudo enquanto responsável pelo serviço distrital da protecção civil dever ter-se empenhado tanto em Barrancos, como em Beja, como em Ourique ou como em Ferreira, que também vão ter obras de beneficiação/construção.

No nosso caso, os BV de Barrancos só tem direito ao novo Quartel porque não tem quartel próprio. É um dos principais requisitos da Lei.

Aliás, neste processo, que acompanhei desde o início, quem se empenhou foi a CMB e a própria direcção da AH-BVB, que numa luta contra tempo tiveram de encontrar o terreno e promover a candidatura ao POVT, num curto espaço de tempo. A associação teve igualmente de suportar os custos com o projecto técnico e da própria candidatura (mais de € 30 mil, segundo recordo).

Da parte da protecção civil distrital foi emitido um parecer técnico, da mesma forma que outras entidades também o deram (CMB, Governo Civil, ANPC,…) sem os quais era impossível avançar.

Quando à questão do financiamento da obra, ou melhor dos 30% não financiados, julgo que a direcção terá tido o cuidado de salvaguardar a posição da Associação. Aliás a candidatura só foi aprovada porque existe o compromisso escrito da CMB de financiar a parte não elegível da obra, sem a qual este projecto não seria aprovado nem a obra seria executada.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

parabens jacinto
vai dando noticias da obra
abraço

Jacinto Saramago disse...

Caro AC Marcelo, em relação aos teus comentários e insistências, três observações:

- Não admito juízos de valor sobre a minha isenção ou imparcialidade;
- As eleições foram em Outubro, não vale a pena continuar com as lamúrias e ladainhas;
- Reservo-me o direito de publicar o que entender e me der na real gana…

Cpts.
Jacinto Saramago

Cara/o Anónima/o de estimação, em relação a ti, mais duas observações:
- O mesmo que acima foi dito ao AC Marcelo, mas sem nenhuma estima nem consideração, por que não a mereces;
- Escritores locais há/houve muitos nos meses de Setembro e Outubro, se quiseres continuar essa tua veia de artista aproveita um dos blogues defuntos, e deixa de escrever-me comentários anónimos no blogue e de enviar sms para o TMV (já não tenho espaço para tantas sms ressabiada!)
Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Sobre este tema, gostaria de falar-vos hoje sobre a importância de sensibilizar as pessoas e principalmente os mais jovens para que se inscrevam nos bombeiros da sua terra e ajudem a ajudar quem por vezes está em situações difíceis.
Só assim, garantiremos o futuro dos Bombeiros Barranquenhos.
Quanto mais formos melhor, cada vez somos menos e isso não ajuda nada a Associação é preciso apostar nos mais pequenos para que no futuro sejam eles os bombeiros da nossa terra, por tudo isso porque é um tema que me "toca" demais, apelava a todos os pais leitores deste post que sensibilizem os familiares e amigos por causas deste género mas sobretudo por esta, para que dignifiquem cada vez mais e melhor os NOSSOS Bombeiros os Bombeiros da NOSSA TERRA os bombeiros de BARRANCOS.
Assim, se tens entre 18 e 35 anos de idade, estás em condições de poderes iniciar a instrução inicial de bombeiros e entrar no quadro activo do teu corpo de Bombeiros.
Se estás na faixa etária dos 06 aos 16 poderás inscrever-te na escola de infantes e dos 16 aos 18 anos na escola de cadete, aqui, receberás formação no âmbito do voluntariado, protecção e socorro.
Até ao momento, temos 11 inscritos para a escola de infantes.
Isto é o que interessa de momento, gente para servir a causa, porque a casa que nos vai receber leia-se instalações esta a ser uma realidade, mas sem apostarmos nas pessoas o resto não faz sentido, ter instalações e viaturas e não ter pessoas, não compensa o esforço efectuado agora, por isso, aqueles que se interessam pelo tema têm um papel importantíssimo que é o de passar a palavra e ajudar com a acção para o bem da Humanidade.
Cpts Brqnhos.
Vânia