sábado, 14 de novembro de 2009

A controversa pintura da Igreja Matriz de Barrancos

Logo após a publicação da foto da Igreja Matriz de Barrancos em 1977, vários leitores em comentários (não publicados) escreveram solicitando informação sobre o motivo pelo qual a '"nossa' igreja continua branca e não regressa à sua pintura original". Por "pintura original" entenda-se o soco e o cunhal de cor amarelo torrado, como na foto de 1977.

A "pintura da Igreja" é uma controvérsia que dura há cerca de seis anos, que poderá ficar resolvida com a concordância da Diocese de Beja.

Para reforçar a beleza das "cores do Alentejo", nada melhor que observar o enquadramento estético, ambiental e paisagístico da zona, através das fotos da área envolvente à Praça da Liberdade, local onde se situa a Igreja Matriz de Barrancos:


Igreja Matriz de Barrancos - 1977


Igreja Matriz de Barrancos - Novembro 2009


Edifício dos Correios e  Casa Figueiredo - 2009



Cartório Notarial e Registo Civil  - P. Município - 2009


Casa Isabelita - P. Município -  2009


Paços do Município de Barrancos - 2009


Paços do Município de Barrancos/Rua Cónego Almeida -  2009


Praça Liberdade/Rua da Praça - 2009


Rua da Igreja  - 2009

3 comentários:

Tói Guerreiro disse...

Esperamos que a diocese de Beja,permita a pintura original da igreja.
Será que o indivíduo que que alterou a pintura pediu autorização?
A propósito ,que é feito do Padre Manuel Alves?
Era PADRE!...

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Olá, desculpa a minha ignorância, tem havido diligências para que a Igreja volte à sua pintura original? É que eu gostava mais da Igreja como estava antes e não toda branca. Porque motivo a mudaram de cor? Eu estou fora e ainda não consegui saber o porque de mudarem a Igreja para branco. Podias exclarecer? Sem polémicas nem problemas que eu não gosto dessas coisas, apenas um exclarecimento. Obrigada.

Jacinto Saramago disse...

Cara anónima, para pedir "esclarecimentos", não precisava manter o anomimato. Presumo que não esteja muito interessada, fica para um próximo post o esclarecimento, caso seja assinado o pedido.
Cpts,
Jacinto Saramago