segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inaugurado o Estádio Municipal de Barrancos

Foi inaugurado ontem à tarde o novo Estádio Municipal de Barrancos, que “nasceu” da requalificação do, agora, ex-Campo Municipal de Futebol do Baldio.
.
O acto de inauguração teve início por volta das 18h00, ao toque da Fanfarra dos Bombeiros da Vidigueira, que animaram a cerimónia. Logo após o descerramento da placa com o nome do Estádio, pelos presidentes da câmara e da assembleia municipal de Barrancos e pelo delegado regional do Alentejo do Instituto do Desporto (ID), foram abertas as portas para que as pessoas presentes (mais de meio milhar!)  pudessem conhecer as instalações do novo espaço desportivo.
.
A cerimónia continuou e, com a presença das autoridades locais e convidadas – presidentes da AM de Barrancos, vereadores em regime de permanência, presidente da junta de freguesia, alcaldes de Oliva, de la Nava e de Encinasola, comandante da GNR/Barrancos, presidente da Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja e do representante do ID, que foram chamados um a um ao centro do terreno – a câmara municipal prestou pública homenagem aos atletas barranquenhos Paulo Guerra e Manuel Damião, à equipa actual do BFC e à equipa de veteranos (velhas glórias), que quiseram marcar presença.
.
O Paulo Guerra agradeceu emocionado a lembrança da câmara municipal, recordando que “tem um sabor especial ser homenageada na sua terra”, onde já foi agraciado com a medalha de mérito municipal em 1997. O Manuel Damião, que não pode estar presente por motivos profissionais, mandou uma saudação especial ao público presente, que foi transmitida pela vereadora do desporto, Isabel Sabino.
.
Às homenagens associou-se o treinador do BFC que, em nome da actual equipa sénior, ofereceu uma pequena placa ao presidente da câmara municipal de Barrancos e ao presidente do BFC, como forma de agradecimento pelo contributo prestado ao longo destes anos.
.
A cerimónia de inauguração, apesar da ameaça de chuva, prosseguiu com o lançamento de balões pelas crianças equipadas de verde que se encontravam no centro do campo de jogos. Retiradas as crianças e os convidados do espaço de jogos, deu início o primeiro “derbi” do Estádio, um jogo de futebol entre a actual equipa do BFC e as suas Velhas Glórias. A cerimónia no Estádio só poderia terminar depois de mais um jogo de futebol, neste caso entre as equipas de iniciados/juvenis da Escola Municipal de Desporto e de Oliva de la Frontera.
.
Para terminar em grande, a Câmara Municipal de Barrancos ofereceu um pequeno beberete no Parque de Feiras e Exposições, que terminou já passadas as 22 horas.
.
E pronto! A partir de hoje está aberto ao público o Estádio Municipal de Barrancos, destinado à prática do desporto em geral e não só de futebol, cujas normas de funcionamento e de utilização podem ser consultadas em http://www.cm-barrancos.pt/ .

5 comentários:

Anónimo disse...

Que a partir de hoje sejam só vitórias e que nos deem muitos e bons momentos.
Oxalá seja uma obra que nos sirva a todos e em especial aos nossos jovens para afastá-los da vida de "café" que se faz aqui em Barrancos.
Sem dúvida que este dia vai ser recordados por todos os que o viveram, eu não pude estar presente mas desejo tudo de bom para o nosso novo estádio, aos nossos jogadores e à população em geral.
CB

Anónimo disse...

caro Jacinto,as placas que foram oferecidas não foram á titulo pessoal mas sim em nome do actual plantel senior de futebol (epoca 2009-2010) para agradecer a direcçao pelo bom trabalho desenvolvido ao longo destes 6 anos de mandato, e ao presidente da Camara pelo apoio que sempre nos disponibilzou e nos disponibiliza.
A todos eles o nosso muito obrigado em nome do plantel sénior do BFC.
Bem hajam a todos.
D.Pica

romcadur@gmail.com disse...

Que bom que é poder ver a evolução.
Já lá vão os anos em que no velhinho campo de futebol(improvisado) do Baldio eu os meus "arriagas" de então jogavamos com bola de trapo nesse terreno agora com condições optimas para a pática.
Mas, não fico a minha vita pelo verde do campo de futebol, vou rodando e vejo um lindo edifício anexo onde a cultura pode e deve existir para preenchiento aos tempos lúdicos de todos os Barranquenhos.
Vou virando o olhar e aparece-me o Parque de Feiras, volto-me e deparo com as excelentes condições das Piscinas unicipais e mais uma vez sou levado a pensar no meu tempo de catraio, nas "ripeças" do barranco que vinha do cerro da tia macaca, na eira, e no aqueduto que utilizavamos para esconder a fruta roudada nas redondezas.
Saudades? Sim ! mas contente com o progresso do meu BALDIO.

Anónimo disse...

Parabens a Barrancos, mas, se me permitem, extensivo ao Carlos Durão, que construiu o velho campo do baldio, ao saudoso Guerra, que o mandou reparar, beneficiou e ampliou e, agora, ao Tereno que concluiu o projecto iniciado nos finais de 79-80. Sou do tempo dos jogos no campo da mina, onde me deslocava na carreira barranquense... (O Zé da Silva, inde estiver, deve estar contente. Foi jogados e sócio mais assíduos dos jogos do BFC).

Abraço, Saramago.

Tói Guerreiro disse...

Excelente espaço, para a prática do desporto e seu desenvolvimento.
E aqui de forma particular, desejo ao BFC,sucesso para a época que se avizinha,complementando o magnífico Estádio Municipal com excelentes exibições.
Mais uma valia,para o progresso de Barrancos e para a qualidade de vida dos barranquenhos.
Barrancos passo a passo,apetrecha-se,com infraestruras desportivas e culturais,de maneira que a população comece a ter um novo sentido de realização humana,que nunca é tarde!
Neste contexto e de forma a complementar,os espaços para a prática do desporto.Pergunto!
Num próximo programa de apoios,não seria possível a cobertura das piscinas,com um sistema removivel, e o aquecimento da água?Permitindo a prática da natação,durante todo o ano.
Penso que o Munícipio tem um papel preponderante,reforçando a dinamização dos munícipes,na prática desportiva, para todos escalões etários,na socialização da cultura,da educação.Resumindo,promovendo qualidade de vida e hábitos saudáveis,a todos os Barranquenhos.

Tói Guerreiro